Quem escolhe o Rio Grande do Norte como destino da próxima viagem, geralmente tem como motivação os dias ensolarados, as belas praias e o clima agradável que faz por aqui. turismo ecológico no rn
Aproveitar as paisagens naturais em forma de lazer é uma forma de conhecer e entender mais sobre o bioma existente na região. Mas, além de tantas praias e lagoas, o nosso estado abriga outros destinos tão bonitos quanto, porém, com um diferencial: a possibilidade de maior contato com a natureza em forma de atividades mais aventureiras.
Sim, estamos falando de turismo ecológico, tipo de turismo com cada vez mais adeptos onde o principal objetivo é incentivar a preservação da natureza e o contato com o meio ambiente através do lazer. E o que não falta é opção para a prática do turismo ecológico no RN!
Se você gosta de atividades do tipo ou planeja vir ao estado para conhecer a biodiversidade local de uma jeito diferente, confira aqui os principais destinos para a prática de turismo ecológico no RN para você colocar agora no seu roteiro.
Quais passeios fazer no turismo ecológico no RN?
Passeios 4×4
O passeio no veículo 4×4 é ideal para quem gosta de uma boa aventura e deseja conhecer lugares desertos e de difícil acesso, como florestas. Mas nem só de trilha se resume o passeio 4×4! Para quem deseja conhecer lagoas, rios e outros destinos cujo foco é o contato direto com a natureza, o 4×4 é a melhor pedida.
Mergulho
Um mergulho na praia já é tão relaxante, imagina então aproveitar o momento para conferir de pertinho toda a beleza que a vida marinha tem a oferecer? Peixes, recifes de corais, além de águas calmas e cristalinas para deixar o momento ainda mais especial.
Rapel
Concentração, força e muita coragem – além de um bom equipamento de segurança – são alguns elementos indispensáveis para a prática do rapel, atividade vertical que consiste na descida de cavernas, paredões, viadutos, pontes, cachoeiras, prédios e o que mais a imaginação permitir!
Ciclismo
O ciclismo virou uma verdadeira febre nos últimos tempos. Para quem não gosta do ambiente de academia e busca uma atividade física de alta intensidade, andar de bicicleta é uma excelente alternativa.
Trekking
O trekking ou caminhada é uma atividade que traz uma série de benefícios para a nossa saúde. É um esporte acessível e recomendado para todas as idades. E o melhor: dá para praticar em qualquer lugar, seja na cidade ou durante uma trilha na floresta.
Onde praticar turismo ecológico no RN
Antes de começar uma nova aventura, para aproveitar o passeio ao máximo, é recomendável o uso de roupas leves, tênis, chapéu e muito protetor solar, afinal, não esqueça que o Rio Grande do Norte é um estado de clima quente e com sol a pino em boa parte do dia.
Agora, sim: vamos aos destinos!
Pedra da Boca
Um dos pontos turísticos mais visitados no Rio Grande do Norte pelos amantes do ecoturismo, o Parque Estadual da Pedra da Boca está localizado na divisa do estado com a Paraíba, na cidade de Araruna.
Se você gosta de trilha, experimente a caminhada misturada com escalada pelos 336 metros, com o adicional de passagens em lugares mais estreitos em meio às pedras. Lá no topo da Pedra, você pode fazer o “pêndulo humano” e ficar pendurado em uma corda de 30 metros de comprimento. Além do pêndulo, você pode fazer rapel e a escalada no mesmo passeio.
Agora, se você é do tipo mais radical e não tem medo de altura, que tal fazer rapel? Os visitantes poderão subir ou descer os 60 m de altura da Pedra e contemplar um visual de tirar o fôlego da região de Araruna.
Além das atividades citadas, os turistas poderão praticar caminhada, trilhas e escaladas ao longo de todo o Parque. E não deixe de conferir as pinturas rupestres existentes nas cavernas da Pedra.
Pipa
Pipa é conhecida pela sua mistura perfeita de praias baladas, noite agitada e o clima tranquilo durante o dia. Mas, além de tudo isso, Pipa oferece boas opções de aventura para quem deseja praticar turismo ecológico no RN.
O Santuário Ecológico de Pipa é um parque de preservação ambiental localizado próximo a Praia do Madeiro, umas das praias mais visitadas da região. Lá, os visitantes e turistas poderão fazer trilhas (são 16 para você escolher), mirantes de observação de tartarugas e golfinhos e exposição de animais.
Animais silvestres como saguis e tamanduás podem ser vistos durante a trilha.
Apodi
Em Apodi, município do Rio Grande do Norte, a 337 km de Natal, estão alguns pontos turísticos interessantes para a prática do turismo ecológico no estado.
O Lajedo Soledade é um sítio arqueológico considerado um dos mais importantes do Brasil. O lugar abriga fósseis da Era Glacial e pinturas rupestres com mais de 10 mil anos. Ainda na região, não podemos deixar de falar da famosa Chapada do Apodi, formação montanhosa que fica na divisa entre o Rio Grande do Norte e o Ceará.
Martins
Quando falamos de Martins, automaticamente nos vem à mente uma imensidão de serras e colinas, além daquele clima gostoso de frio. Mas a verdade é que Martins é, também, um destino indicado para quem gosta de ecoturismo.
A Casa de Pedra é uma caverna feita em mármore, a segunda maior do Brasil. Com 100 metros de comprimento, os visitantes poderão conferir formações de estalactites e estalagmites, além de fósseis pré-históricos. Para chegar até lá, é preciso subir uma escadaria sem corrimão, portanto, todo cuidado é pouco!
Martins também oferece um ótimo turismo de aventura cujo roteiro abrange a Pedra Rajada, Pedra do Sapo, Cachoeira de Umarizeira; as grutas Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o pôr do sol do Diadema.
Maracajaú
O município de Maracajaú, localizado em Extremoz, a 60 km de Natal, abriga uma belíssima praia de águas calmas onde os turistas poderão aproveitar para fazer o seu mergulho nos parrachos. O lugar conhecido como “O Caribe brasileiro” não é à toa – as águas cristalinas e a variedade de espécies marinhas existentes ali são de encher os olhos.
O mergulho é feito com todo o aparato de segurança necessário (snorkel e máscara), e para aqueles mais destemidos, há, também, a possibilidade de fazer o mergulho com cilindro, tornando a experiência ainda mais radical.
Vale Encantado (Pium)
Pertinho de Natal, mais precisamente no município de Parnamirim, o Vale Encantado é um destino recomendado para quem deseja fugir da rotina intensa da cidade grande e quer estar em contato direto com a natureza.
Pertencente a Reserva Florestal da Barreira do Inferno, o Vale Encantado abriga rios, diversos animais silvestres e espécies de árvores, espaço para acampamento e o famoso banho de argila relaxante. Além disso, os visitantes poderão praticar slackline, jogar peteca, andar de caiaque (o equipamento adequado pode ser alugado no local), e provar o açaí orgânico cujo fruto é colhido no próprio local.
Parque das Dunas
A maior reserva ecológica da capital potiguar, o Bosque dos Namorados, conhecido também como Parque das Dunas, concentra diversidade de espécies de animais e plantas, além de espaço para trilhas e caminhadas.
Localizado no coração da capital potiguar, no bairro Tirol, o Parque das Dunas conta com uma área de 1.172 hectares. Muito verde, ar puro e opções de lazer para as crianças: um passeio incrível e que deve fazer parte do seu roteiro de turismo ecológico no RN.
Castelo Zé dos Montes (Sítio Novo)
A cerca de 90 km de Natal, entre os municípios de Sítio Novo e Tangará, Rio Grande do Norte, uma construção de um castelo em estilo medieval chama a atenção de quem passa pela região: o Castelo de Zé dos Montes.
Idealizado por José Antônio Barreto, ex-militar, o castelo foi construído após uma visão que teve ainda na infância de uma senhora de azul pedindo que ele construísse uma igreja. A visão se repetiu durante 13 vezes ao longo da sua vida, até que em 1984, José Antônio começou a construção do castelo no mesmo local onde teve a visão na infância, na Serra da Tapuia.
O terreno do Castelo de Zé dos Montes tem mais de 400 metros de altitude e conta com mais de 100 compartimentos internos, além de um labirinto. Quem visitar o local, além da construção imponente, vai se encantar com uma bela vista da vegetação local.
Explore o RN
O turismo ecológico no RN é uma opção de roteiro alternativo interessante para quem deseja conhecer e aproveitar as belas paisagens naturais existentes por aqui com uma pitada de aventura.
Depois desse artigo, esperamos ter te ajudado a entender mais sobre este tipo de turismo. E caso tenha alguma dúvida, a equipe Marazul estará sempre disposta a fazer o possível para que sua experiência turística aqui em Natal seja a melhor possível!
Se você gostou deste artigo, compartilhe e deixe sua opinião. E fique de olho no nosso blog para conferir outros conteúdos interessantes sobre o nosso estado. Até a próxima!