O Maior Cajueiro do Mundo: conheça esse ponto turístico

Sumário

maior cajueiro do mundo é uma das principais atrações da praia de Pirangi do Norte, localizada em Parnamirim, município próximo à capital potiguar. A árvore majestosa atrai curiosos de todo o Brasil a cada temporada e pode ser seu próximo destino!

Qual a origem do cajueiro?

Podendo alcançar até 20 metros de altura, o cajueiro é uma árvore voluptuosa, provedora de um dos frutos mais brasileiros que existem – o caju.

Eternizada em canções como “Cajueiro Velho” de Luiz Gonzaga, a árvore foi disseminada pelo mundo desde a época das navegações e, atualmente, tem como maior produtor mundial a Índia.

O Brasil fica em 11º lugar nessa lista.

Segundo a narrativa popular, no passado um pescador teria comprado um pedaço de terra e, devido uma anomalia genética na planta, o cajueiro cresceu de forma inusitada.

Com o tempo, o peso dos galhos da árvore fez com que atingissem o solo e criando novas raízes, onde nascem mais ramificações daquele mesmo pé de caju inicial.

O cajueiro que hoje é chamado de o maior do mundo antes foi chamado de “O Polvo” em 1955, pela extinta revista O Cruzeiro.

Em seus 133 anos de história, o cajueiro atingiu cerca de 8.500 metros quadrados e continua crescendo.

Hoje chega a dar mais de 70 mil quilos de frutos por safra.

Em 2012, pensando na expansão frequente dos galhos, foi criada uma barreira para que o avanço não prejudique o trânsito da Rota do Sol e o crescimento exuberante do cajueiro.

Confira nossas dicas para aproveitar um passeio nessa beleza natural e, com sorte, até comer um delicioso caju!

Quando ir? 

O cajueiro de Pirangi é aberto para visitação em todas as épocas do ano, mas se quiser vê-lo recheado de frutos, o período ideal para fazer o passeio é no verão, entre novembro e janeiro, época de caju.

Chegando cedo, você pode até conseguir pegar algumas frutas para comer, já que é permitido aos visitantes.

Como chegar em Pirangi do Norte partindo de Natal?

É possível chegar em Pirangi de buggy ou micro ônibus de turismo, como uma das paradas do passeio, de carro, e, até mesmo através dos ônibus municipais, que passam nas principais avenidas da capital.

Mas, o passeio se torna ainda mais especial com o acompanhamento de guias locais, que vão poder te contar as histórias populares e os projetos ecológicos que cercam a planta que é motivo de orgulho para o povo potiguar.

Esse é um ponto de vista do cajueiro que você não poderia ter sozinho ou sozinha como turista.

Então, o legal mesmo é optar pelo passeio de buggy ou city tour da Marazul para ter a experiência completa!

Atrações de Pirangi do Norte


Além da praia, você pode conhecer o mirante de observação chamado de Mirante dos Golfinhos, produtos regionais e lojas de artesanato.

A cidade possui pouco mais de 200 mil habitantes e está localizada próximo a outros pontos de interesse como a Lagoa de Arituba e a Praia de Cumurupim.

Quanto custa para ver o maior cajueiro do mundo?


Para passear nas plataformas entre as raízes do cajueiro é cobrado um ingresso no preço de R$8,00 por adulto.

Já as crianças pagam metade, R$4,00. Com esse valor, você também ganha acesso à feirinha de artesanato onde você vai encontrar produções e comidas locais.

O que levar para o passeio no cajueiro?

O local conta com restaurantes ao redor, além das comidas vendidas na feirinha, que você pode comprar para se alimentar e fomentar o comércio regional.

Então, você não precisa se preocupar em ir muito equipado ou equipada.

Para passar algumas horas, basta vestir com uma roupa confortável e caprichar no protetor solar. Também é recomendado levar algum dinheiro vivo, pois nem todo comerciante aceita cartões

Rio Grande do Norte ou Piauí: Qual é o maior cajueiro?

Estudos recentes comparam o emblema de Pirangi do Norte com o piauiense Cajueiro-Rei, de 8800 metros quadrados.

Segundo a prefeitura de Cajueiro da Praia, município onde fica localizado o cajueiro que disputa o título de maior do mundo com o cajueiro de Pirangi, já chegou a ter 9 mil metros quadrados, mas teve seu tamanho total reduzido por conta de um crime ambiental ocorrido no local.

O título no Guinness Book, O Livro dos Recordes, no entanto, permanece sendo do Rio Grande do Norte.

Ambos os cajueiros são reservas naturais magníficas, mas fato é que o cajueiro de 133 anos já é uma tradição nacional e um cartão postal tradicional do Rio Grande do Norte e não pode ficar de fora do seu passeio!

Então, reserve já sua experiência e conheça o maior cajueiro do mundo e tantas outras belezas naturais imperdíveis que o Rio Grande do Norte tem a oferecer!

Perguntas Frequentes

Os melhores passeios dependem muito do perfil do cliente, porém, os mais populares são Buggy Litoral Norte, Pipa e Mergulho (Maracajaú ou Perobas).

Para maiores informações confira nosso post com os 11 melhores passeios em Natal

Pode apostar que sim, com mais de 28 anos de experiência a Marazul conseguiu obter esse titulo depois das mais 6 mil avaliações excelentes, confira você mesmo no site do Tripadvisor

Não! Em todos os passeios a Marazul se compromete em pegar e deixar seus passageiros no hotel, sempre com pontualidade, conforto e segurança.

Compartilhe

Sobre o autor

Leia também

Falar com atendente
Quer uma consultoria gratuita? 
Olá, no que podemos te ajudar?