Os 11 melhores pontos turísticos de Natal para conhecer em 2023

Pontos Turísticos de Natal - Praia de Ponta negra vista de cima
Sumário

Explore os encantos dos pontos turísticos de Natal e descubra um destino repleto de beleza e diversidade.

Localizada no nordeste do Brasil, Natal é uma cidade que atrai milhares de visitantes todos os anos.

Com um clima ensolarado, praias deslumbrantes e uma rica cultura local, é um lugar perfeito para desfrutar de momentos inesquecíveis.

Neste artigo, vamos guiá-lo pelos principais atrativos da cidade, revelando suas belezas naturais, riqueza histórica e experiências memoráveis.

Se você está planejando uma viagem para Natal, este é o guia definitivo para explorar os melhores pontos turísticos e aproveitar ao máximo sua estadia.

Prepare-se para se encantar com cada detalhe dessa cidade incrível.

Pronto para embarcar nessa jornada? Vamos lá!

Praia de Ponta Negra e Morro do Careca

Praia De Ponta Negra - Importante Ponto Turístico Em Natal
Praia de Ponta Negra – Foto: Marazul Receptivo

Natal tem muitas belezas naturais, mas quem leva o título de cartão-postal potiguar é o Morro do Careca, uma duna com mais de 100 metros de altura, que fica na Praia de Ponta Negra.

Até a década de 90, turistas e locais podiam escalar o morro, que era aberto para visitação. Hoje, a área é protegida a fim de preservar a mata nativa de restinga. 

A Praia de Ponta Negra é uma das mais urbanas da cidade, com melhor infraestrutura de bares, restaurantes e hospedagens, além de estar sempre movimentada durante o dia e a noite.

Fortaleza dos Reis Magos

Interior Da Fortaleza Dos Reis Magos
Interior da fortaleza dos reis magos – Foto: Marazul Receptivo

Não dá para falar de pontos turísticos em Natal e não mencionar a Fortaleza dos Reis Magos, parte de qualquer roteiro cultural e histórico. 

O ponto histórico com formato de estrela é aberto para visitação e conta com especialistas, que te guiam por toda a história do forte. Lá é possível inclusive ver de perto o Marco de Touros, considerado o documento histórico mais antigo do Brasil.

Além de toda a história preservada no Forte dos Reis, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1949, a vista para o Rio Potengi e para a Praia de Genipabu é uma recompensa a mais para quem visita o lugar.

Informações importantes:

Horário de funcionamento: Terça-feira à Domingo das 8:00 às 16:00
Entrada gratuita
Endereço: Av. Pres. Café Filho, 1

Centro de Turismo

Centro De Turismo
Centro de turismo – Foto: Marazul Receptivo

Localizado em um ponto alto, o Centro de Turismo oferece uma vista privilegiada da encantadora capital do Rio Grande do Norte. Do topo, é possível contemplar a beleza da cidade, com suas praias deslumbrantes e seus marcos icônicos.

Além da vista panorâmica, o Centro de Turismo abriga diversas lojas de artesanato local, onde você pode encontrar lembranças autênticas e produtos típicos da região.

É um lugar perfeito para apreciar a cultura, admirar a paisagem e levar consigo um pedacinho de Natal para casa.

Se você está visitando Natal pela primeira vez , não sabe dançar forró e nunca foi a uma festa do tipo, que tal incluir o Forró com Turista no seu roteiro de passeio pela cidade? A gente garante que você não vai se arrepender! 

Informações importantes:

Horário de funcionamento: Todos os dias das 8:00 às 18:00 – exceto quinta-feira, quando ocorre o Forró com Turista às 21:00
Entrada gratuita
Endereço: R. Aderbal de Figueiredo, 980

Feirinha de Artesanato de Ponta Negra

Em pleno funcionamento desde 1990, a Feirinha de Artesanato de Ponta Negra conta com 30 quiosques com os mais variados tipos de artesanato, que vão de castanhas a redes. 

Os turistas que estiverem pela região não podem deixar de visitar o espaço e garantir sua lembrancinha genuinamente potiguar e tirar uma foto com o letreiro de Ponta Negra.

Teatro Alberto Maranhão

Patrimônio histórico e artístico do Rio Grande do Norte, o teatro foi construído em 1986 e recebe grandes apresentações, além de funcionar como escola de dança.

Não deixe de tirar uma foto na sua fachada inspirada na arquitetura francesa e no estilo Art Nouveau!

Informações importantes:

Horário de funcionamento: Aberto para visitação todos os dias das 9:00 às 17:00
Entrada gratuita
Endereço: Praça Augusto Severo – Ribeira

Museu Câmara Cascudo

O Museu Câmara Cascudo, idealizado pelo historiador e folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, tem como missão preservar as memórias, histórias e cultura do estado do Rio Grande Norte. 

Fundado em 1960, era conhecido como Instituto de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi criado com o objetivo de desenvolver melhorar áreas que eram ainda pouco exploradas no estado, como paleontologia e antropologia cultural. 

Os visitantes vão encontrar um acervo formado por mais de 500 mil peças distribuídas entre dezenas de coleções geológicas, paleontológicas, antropológicas e arqueológicas. 

Informações importantes:

Horário de funcionamento: Terça-Feira à Domingo das 8:30 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
Entrada gratuita
Endereço: Av. Hermes da Fonseca, 1398

Parque das Dunas

No coração de Natal, no Parque Estadual das Dunas, você encontra lindas dunas sem ter que se afastar do centro da cidade, além de entrar em uma mata nativa que esconde trilhas e mirantes com vista para o mar e a cidade.

O Parque é uma ótima opção de passeio para quem gosta de se aventurar e de entrar em contato com a natureza. Nos finais de semana, as famílias podem aproveitar peças de teatro, um piquenique ao ar livre, rodas de leitura, atrações musicais e um parquinho para os pequenos.

Informações importantes:

Funcionamento: Terça-feira a Domingo, inclusive em feriados, das 7h30 às 17h.
Valor de entrada: R$1,00 – Isentos de pagamento: Crianças de até cinco anos, adultos acima de 60 anos, escoteiros uniformizados e estudantes de escolas públicas com visita agendada. 
Endereço: Av. Alm. Alexandrino de Alencar
Site: http://www.parquedasdunas.rn.gov.br/ 
Contato: (84) 3113-6182

Praia dos Artistas

Com localização privilegiada de fácil acesso tanto para quem vem do Litoral Norte como do Litoral Sul, a Praia dos Artistas é uma das praias mais frequentadas pelos potiguares.

Segundo registros, a origem do nome deve-se ao período agitado dos anos 70 e 80 em que o local recebia intensa quantidade de banhistas, além de ser o ponto de encontro da juventude da época ligados às artes, como música e teatro. A Praia dos Artistas foi também uma das primeiras praias urbanizadas de Natal.

Próximo das praias Do Meio e Miami, o local conta com Centro de Artesanato onde os visitantes encontram diversas opções de lojas de souvenirs para levar sua lembrancinha especial da viagem a Natal.

A Praia dos Artistas conta com ampla variedade de quiosques para os turistas provarem as delícias da culinária regional, além dos já tradicionais camarões no espeto e ginga com tapioca.

Complexo Cultural da Rampa

O Complexo Cultural da Rampa, conhecido também como Museu da Rampa, preserva a memória da aviação brasileira e tem sua origem diretamente ligada ao contexto da Segunda Guerra Mundial. Localizado no bairro de Santos Reis, o museu ocupa um espaço marcante: a Base Aérea de Natal, que serviu como ponto estratégico para lançamento de hidroaviões e aeronaves que cruzavam o Oceano Atlântico rumo à África e Europa.

Atualmente, o Complexo Cultural desempenha um papel fundamental na preservação da história da aviação e promove atividades que enriquecem o conhecimento do público sobre a história do Rio Grande do Norte e do Brasil. 

Os visitantes podem ver exposições permanentes que retratam a participação de Natal na Segunda Guerra Mundial, além de conhecerem uma rica coleção de artefatos e documentos históricos relacionados à aviação. 

Além disso, atualmente o museu realiza eventos culturais, palestras e atividades educativas.

Informações importantes:

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo das 10:00 às 16:00
Entrada gratuita
Endereço: Rua Coronel Flamínio, nº 1, Santos Reis

Rio Potengi e a Ponte Newton Navarro

Entardecer No Rio Potengi Enfatizando A Ponte Newton Navarro

Você sabia que Natal começou a partir do Rio Potengi? O nome vem da língua Tupi e significa “água de camarão”. 

Inclusive, por ser o principal rio do estado, com 176 quilômetros de extensão, abastecendo diversas cidades potiguares, foi ele que influenciou o nome do estado: Rio Grande do Norte.

Para conhecer essas potentes águas de perto, você pode fazer um passeio de catamarã.

Conheça Pontos turísticos bem próximos Natal

Maior cajueiro do mundo

Caminho Dentro Do Maior Cajueiro Do Mundo Em Pirangi. Um Dos Mais Conhecidos Pontos Turisticos
Maior Cajueiro do Mundo – Foto: Marazul Receptivo

Aliás, a natureza é um atrativo à parte. Indo sentido litoral sul, você poderá visitar o maior cajueiro do mundo.

A árvore gigante fica na praia de Pirangi, no município de Parnamirim, a 12 quilômetros de Natal.

Reza a lenda que o cajueiro tem o tamanho de um campo de futebol, cerca de 8,5 mil metros quadrados. Já pensou? Haja caju! Todo ano, são colhidos cerca de 70 a 80 mil cajus.

A época de maior safra vai de setembro a dezembro.

Entre emaranhados de galhos e cipós, a árvore está em constante crescimento, na horizontal. Ninguém sabe explicar ao certo o motivo, mas cientistas falam na possibilidade de anomalias genéticas.

A árvore gigante é cercada por um deque de madeira que leva a um mirante. Então, não deixe de explorar! O passeio pelo cajueiro é um bom momento para ouvir as histórias dos guias e dos locais.

Informações importantes:

Funcionamento: Todos os dias da semana, das 7h30 às 17h.
Valor de entrada: R$8,00 (crianças até 12 anos e idosos pagam meia)
Endereço:  Av. São Sebastião – Pirangi do Norte, Parnamirim

Praia da Redinha

A Praia da Redinha fica no Litoral Norte de Natal e é uma das praias mais frequentadas pela população da região. Seu mar azul vai de encontro ao Rio Potengi, cujo visual chama a atenção desde a travessia da Ponte Newton Navarro, seja de carro ou no passeio de buggy pelo litoral norte.

Ao visitar a Redinha, você não pode deixar de experimentar a famosa ginga com tapioca, iguaria de origem 100% potiguar comercializada tanto nas praias mais populares de Natal pelos ambulantes como em bares e restaurantes.

Na região, também costumava funcionar o Mercado da Redinha, um lugar encantador que atualmente se encontra fechado para reformas. Mas, em breve, será reaberto ao público, oferecendo uma versão mais moderna e com melhor infraestrutura para o tradicional mercado, conhecido por barracas de comida regional, artesanato local e produtos típicos. 

O mercado proporciona uma imersão na cultura nordestina, oferecendo uma variedade de sabores, cores e cheiros que certamente encantarão os turistas. Se você pretende vir para Natal no futuro, quando o Mercado da Redinha estiver aberto novamente, não deixe de visitar e explorar as riquezas dessa tradicional feira.

Barreira do Inferno

Barreira Do Inferno Um Dos Principais Pontos Turisticos
Barreira do Inferno – Foto: Marazul Receptivo

O nome Barreira do Inferno pode assustar um pouco o turista desavisado, mas o ponto turístico se trata da primeira base aeronáutica na América do Sul a lançar foguetes.

Seu nome é um apelido dado pelos locais devido aos efeitos da incidência dos raios de sol nas falésias, lembrando uma grande barreira de fogo de longe. Hoje, a base é utilizada pela Marinha e pelo Exército, além de funcionar como um museu para os turistas.

Dunas de Genipabu

Buggy Verde Subindo As Dunas De Genipabu
Dunas de Genipabu – Foto: Marazul Receptivo

Um dos passeios clássicos para os viajantes que passam por Natal é Genipabu, que fica localizada a 25 quilômetros da capital potiguar, sentido litoral norte.

O turista que visita as Dunas de Genipabu com certeza vai ouvir a pergunta: “Com emoção ou sem emoção?”.

Além de proporcionar a vista para as belezas naturais do litoral norte, os buggys sobem e descem as dunas na velocidade e intensidade que o turista escolher, com a opção de ser mais acelerada e emocionante para o turista mais animado ou mais suavemente para o turista tranquilo.

Seja a forma que você optar para seu passeio de buggy, fato é que a vista será incrível! 

Conheça o RN com a Marazul Receptivos

Viu que tem muita coisa para conhecer em Natal e região que ficou sem saber por onde começar? Calma que a gente ajuda! Conte com os roteiros da Marazul Receptivos para visitar as mais lindas praias, dunas e lagoas no Rio Grande do Norte com suporte e segurança de um receptivo que tem experiência de mais de 30 anos!

Perguntas Frequentes

Os melhores passeios dependem muito do perfil do cliente, porém, os mais populares são Buggy Litoral Norte, Pipa e Mergulho (Maracajaú ou Perobas).

Para maiores informações confira nosso post com os 11 melhores passeios em Natal

Pode apostar que sim, com mais de 28 anos de experiência a Marazul conseguiu obter esse titulo depois das mais 6 mil avaliações excelentes, confira você mesmo no site do Tripadvisor

Não! Em todos os passeios a Marazul se compromete em pegar e deixar seus passageiros no hotel, sempre com pontualidade, conforto e segurança.

Compartilhe

Sobre o autor

Leia também

Falar com atendente
Quer uma consultoria gratuita? 
Olá, no que podemos te ajudar?