Será que é possível encontrar uma praia que seja calma e movimentada ao mesmo tempo? A resposta é sim! E essa praia está localizada no Bairro de Pirangi em Parnamirim.
Dividida pelo rio Pirangi, a Praia de Pirangi se caracteriza por um lado mais dinâmico, conhecido como Pirangi do Norte e outro mais sossegado chamado Pirangi do Sul.
Ambas as costas, pertencendo a Praia de Pirangi como um todo, oferecem a típica beleza tropicana com arrecifes, atendendo a todos os gostos e faixas etárias.
Pirangi do Norte é grande alvo de turistas e natalenses.
O local é bastante movimentado principalmente no veraneio, conta com bares e casas de shows e é onde fica localizado o maior cajueiro do mundo, atrativo turístico conhecido por todos.
Pirangi do Sul é menos urbanizada e mais calmo que o lado norte do bairro
É possuidor de lindos arrecifes, formando piscinas naturais os quais são visíveis durante a maré baixa e podem ser visitados por meio de passeio de barco ou lancha.
A praia também é bastante procurada por admiradores de esportes aquáticos como o Kitesurf.
A Praia de Pirangi é bem amparada com hospedarias, restaurantes e diversos passeios regionais, sem contar do nosso imenso cajueiro destaque no Guinness World Records.
Tudo isso e muito mais, contagia além dos turistas em visitação, também os próprios potiguares que a procuram para passar suas férias de verão.
Então não perca tempo e já programe sua visita para curtir a paisagem relaxante, o sol caloroso e o clima tropical que a Praia de Pirangi tem a oferecer.
COMO CHEGAR?
Nunca foi tão fácil chegar ao lugar propulsor das melhores férias e do melhor descanso para sua vida.
Optando por partir do Vilarte de Ponta Negra, você tem a possibilidade de embarcar nas linhas de ônibus da MDC, Campos ou Trampolim, que levarão diretamente seu passageiro a Pirangi.
Você ainda pode consultar os horários das frotas no aplicativo Moovit que irá facilitar a programar ainda melhor sua ida até lá.
Durante o percurso você irá passar pela RN-063, popularmente conhecida como Rota do Sol, mais adiante poderá ver o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, portador da exposição de foguetes, passará pelos bairros de Pium e Cotovelo, até finalmente chegar a Pirangi.
Para o lado Norte da praia, desembarque na praça municipal. O local fica próximo a praia e também do maior cajueiro do mundo.
Porém, caso seu destino seja o lado Sul da costa, peça ao motorista que pare em frente a Capela de Nossa Senhora da Soledade, partindo de lá você encontrará facilmente a margem.
Se for de sua preferência um carro particular, procure agências de locação de veículos distribuídas por toda Ponta Negra. Você pode seguir o mesmo caminho e estacionar o automóvel nos pontos de desembarque citados.
O QUE FAZER NA PRAIA DE PIRANGI?
APROVEITE A ORLA
Ambos os lados, Norte e Sul, contam com uma faixa de areia extensa e fina que proporcionam uma caminhada à beira-mar prazerosa.
As correntes de ar promovem ar fresco e clima agradável que acabam com qualquer stress persistente.
Em conjunto no pacote, o Sol é o que não falta.
Além da brisa marítima aproveite sua caminhada para receber calorosos raios solares, a vitamina D vai estar em dia e seu corpo e mente revitalizados.
A Praia de Pirangi como um todo apresenta correntes marítimas não muito agitadas, as ondas são de fracas a médias.
Tanto o público idoso como infantil podem mergulhar no banho salgado tranquilamente.
VISITE O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO
Ponto turístico de imenso orgulho potiguar, o maior cajueiro do mundo é um local encantador, portador de conexão direta com a natureza e patrimônio ambiental.
Em sua visita, você poderá conhecer lojinhas artesanais que oferecem produtos e lembrancinhas com a típica caricatura regional.
Terá ainda o prazer de tirar fotos no mirante do local e adentrar na estrutura do cajueiro. Você poderá ver como esse grandioso frutífero funciona, sua história e ainda degustar um caju de dar água na boca tirado diretamente da árvore.
FAÇA O PASSEIO DE BARCO/LANCHA E MERGULHO PARA OS PARRACHOS DE PIRANGI
O passeio de barco/lancha e mergulho nos parrachos de Pirangi são essenciais durante sua passagem. Realizado pela Marina Badauê, essa aventura leva você e sua família até piscinas naturais localizadas em área de preservação ambiental sob vigilância e demarcação do IBAMA/IDEMA.
A navegação é feita de acordo com a tábua de maré e o embarque de passageiros ocorre no píer da própria agência.
Durante a maré baixa é possível ao visitante caminhar nas áreas demarcadas e avistar parte dos arrecifes que ficam visíveis.
O passeio te possibilita mergulhar ou ficar nas piscinas naturais que se formam nos arrecifes.
Assim, você tem direito a absorver um bom sol e relaxar nas águas tranquilas.
Além disso, você pode observar a fauna marítima do local, com direito a simpáticos peixinhos coloridos que encantam o cenário e lhe proporcionam conhecer mais sobre a vida marinha.
O passeio dura aproximadamente 2 horas e concede ao turista equipamentos de segurança, a experiência náutica encantadora e fotografias cativantes para guardar de lembrança.
ONDE HOSPEDAR-SE EM PIRANGI?
Se você decidiu desfrutar desse paraíso por mais uns dias, a região oferece perfeitamente hospedarias que proporcionam ao turista conforto e comodidade durante sua estadia.
Confira algumas de suas opções:
Hotel Village do Sol
O estabelecimento está localizado em Pirangi do Norte a 150 metros da praia e a 900 metros do maior cajueiro do mundo.
É equipado com área ao ar livre, piscina, estacionamento, serviço de recepção e limpeza, acesso wi-fi em todo o prédio, café da manhã e restaurante próprio.
O hotel dispõe de opções para escolher qual comodidade melhor combina com sua preferência, sendo possível adquirir hospedagem em apartamento, chalé ou chalé família.
Pousada Cocoa
A pousada Cocoa fica a 4,9 km do centro de Pirangi e se localiza no bairro vizinho em Búzios.
Seus quartos contam com vista para o mar, ar-condicionado, frigobar, tv, varanda, dentre outros.
Além disso, o prédio possui área ao ar livre com piscina, espreguiçadeiras e guarda-sóis.
É disponível ao seu hóspede restaurante próprio, serviços de massagem, tratamentos corporais, dentre outras possibilidades.
Pousada Gitana
A hospedagem fica em Pirangi do Norte e fica a apenas 300m da praia.
Sua infraestrutura conta com jardim externo, quartos com varanda e acesso wi-fi por todo o prédio.
Seus cômodos são equipados com com TV, frigobar, ar- condicionada e uma vista maravilhosa.
ONDE COMER?
RESTAURANTE PAÇOCA DE PILÃO
Os visitantes não poupam elogios do restaurante Paçoca de Pilão.
Localizado a 950 metros do cajueiro de Pirangi, oferece a gastronomia norte riograndense para você degustar e se deliciar.
Seu cardápio conta com carnes, como a carne de sol na nata e a paçoca de pilão, aves, como a galinha torrada e frango ao forno e frutos do mar, como o camarão e pratos tipicamente regionais de peixes.
O restaurante possui bar próprio e conta com espaço rústico, arejado e confortável.
Em conjunto, oferece também estacionamento, acesso a cadeirantes, sinal wi-fi e serviço de mesas e reservas.
BARRACA DO PAULISTA
Situada à beira-mar, na praia de Pirangi do Norte, o estabelecimento conta com acesso direto ao mar e é uma ótima opção para quem deseja passar o dia na costa tropical.
Seu cardápio conta com bar próprio, petiscos e refeições locais e com pratos típicos regionais que incluem camarão e diversos outros tipos de frutos do mar.
Após uma boa refeição, você poderá descansar à beira-mar em redes disponíveis no local.
A Barraca do Paulista oferece boa comida e um bom cochilo para recarregar suas energias e vivenciar momentos em família.
RESTAURANTE COMEU MORREU
Apesar do nome peculiar com humor, o restaurante comeu morreu é uma ótima opção custo-benefício. Fica localizado próximo ao condomínio residencial Porto Brasil é facilmente encontrado pela grande visibilidade da placa do estabelecimento.
O local conta com pratos diversificados como o filé a parmegiana, a feijoada, rabada, dentre outras opções a consultar.
Seu ambiente conta com estacionamento próprio, e oferece comodidade e clima arejado.
CURIOSIDADES
O nome Pirangi significa rio de peixe. Na localidade ocorre o encontro de águas entre o Rio Pirangi e o mar.
O maior Cajueiro do mundo começou sua trajetória em 1888 pelo pescador Luís Inácio de Oliveira que plantou a árvore próxima à orla da cidade.
Sem a adição de produtos químicos o cajueiro cresceu cada vez mais ao longo dos anos, chegando a quebrar o recorde mundial.
Atualmente, a árvore fornece uma safra de aproximadamente 80 mil cajus.
CURTA A PRAIA DE PIRANGI!
Já podemos perceber que a Praia de Pirangi oferece o descanso e a boa culinária potiguar que você merece em suas férias.
Então arrume as malas e já programe a sua visita a Praia de Pirangi e se permita vivenciar essa experiência turística fantástica que lhe aguarda. E se quiser saber o que você pode fazer em Natal, preparamos um texto especial para você.
Perguntas Frequentes
O que fazer na praia de Pirangi de manhã?
Você pode fazer uma visita no maior cajueiro do mundo, passeio de barco pelo Marina Badaue e se refrescar em uma das praias mais animadas do Rio Grande do Norte
Quanto Custa a entrada do Maior Cajueiro do Mundo em Pirangi
A entrada do maior cajueiro do mundo em Pirangi está custando por volta de R$ 6,00
Onde se hospedar na praia de Pirangi?
Hotel Cocoa, Village do Sol e Gitana. Também existem diversas casas de veraneios disponíveis para aluguel na alta estação