Parque das Dunas: Visite uma das maiores reservas urbanas de Mata Atlântica em 2023

Sumário

O Parque das Dunas é uma das principais atrações turísticas da capital potiguar.

Localizado na zona leste da cidade, o parque é uma área de proteção ambiental que abrange uma extensa área de dunas e mata atlântica preservada. 

O Parque é aberto para visitação e oferece trilhas ecológicas, mirantes e abriga mais de 270 espécies de árvores e formações vegetais da Mata Atlântica. paus-brasil, perobas, sucupiras, bromélias e orquídeas fazem parte dessa extensa flora, e a fauna marca presença com raposas, gatos-maracajá, timbus e sanguis. O Parque das Dunas é um verdadeiro convite à contemplação da natureza. 

Ficou interessado? Então fique ligado no horário de funcionamento e valor de entrada e anote nossas dicas para desfrutar o melhor da fauna e flora potiguar no Parque das Dunas.

Informações importantes:

  • Funcionamento: Terça-feira a Domingo, inclusive em feriados, das 7h30 às 17h.
  • Valor de entrada: R$1,00 – Isentos de pagamento: Crianças de até cinco anos, adultos acima de 60 anos, escoteiros uniformizados e estudante de escolas públicas com visita agendada. 
  • Endereço: Av. Alm. Alexandrino de Alencar
  • Site: http://www.parquedasdunas.rn.gov.br/ 
  • Contato: (84) 3113-6182

Por que incluir o Parque das Dunas no seu roteiro?

O Parque das Dunas no roteiro de viagem é uma ótima alternativa para quem busca uma experiência diferente das praias, que já são muito procuradas. 

Assim como as famosas praias de Natal, o Parque das Dunas também oferece ar puro e contato com a natureza, já que conta com uma vasta área verde, que é considerada uma das maiores reservas de Mata Atlântica em área urbana do país.

Mas, o parque pode ser uma alternativa mais empolgante em relação à calmaria das praias, principalmente para as famílias que estão com crianças, que são agitadas. Isso porque, no parque, é possível realizar trilhas ecológicas, andar de bicicleta, fazer piqueniques em família, além das atividades culturais e educativas. É uma oportunidade de diversão enquanto exerce a educação ambiental.

O que fazer quando for ao Parque das Dunas?

Trilha No Parque Das Dunas
fonte: Ricardo Araújo via www.tribunadonorte.com.br/

Trilhas para todos os gostos

Já pensou em fazer uma trilha no meio da Mata Atlântica, tendo como vista o Morro do Careca? É exatamente assim no Parque das Dunas. As trilhas Peroba, Ubaia Doce e Perobinha podem ser realizadas junto com guias e policiais ambientais.

Para realizar as trilhas, é necessário agendar com antecedência, através do e-mail parqueestadualdasdunasrn@gmail.com. O e-mail deve informar qual das três trilhas abaixo deseja realizar, o responsável ou a instituição responsável pelo agendamento, além da quantidade de pessoas no grupo, data pretendida e objetivo da visita.

Se restar alguma dúvida sobre como agendar sua trilha, acesse as instruções no site oficial do parque ou entre em contato através do número (84) 3113-6182.

Trilha Perobinha

Essa trilha é ideal para as crianças a partir de 6 anos acompanhadas dos pais. O tempo aproximado dela é de apenas 40 minutos;

Trilha Peroba

Com um percurso de 2,4 quilômetros no total, essa trilha é recomendada para adultos e adolescentes. O ponto de partida começa no Bosque dos Namorados e a trilha leva em torno de 1h30min para ser completada;

Trilha Ubaia Doce

Esse percurso já é considerado avançado, ou seja, exige um bom preparo físico. O trajeto possui 4,4 quilômetros de extensão, começando no Bosque dos Namorados e indo até o mirante. A duração é de 2h30min.

Além disso, o parque oferece visitas guiadas com monitores, que podem ser agendadas previamente. Com sua beleza natural e opções de lazer e educação ambiental, o Parque das Dunas é uma ótima opção de passeio para quem visita Natal.

Veja a apresentação do dia no Anfiteatro Pau Brasil

Com capacidade para cerca de 500 pessoas, o anfiteatro Pau Brasil foi construído em 2007 e oferece um espaço incrível para a realização de eventos culturais, como apresentações musicais, teatrais e de dança. 

Com uma arquitetura única e moderna, o Anfiteatro Pau Brasil é um exemplo da união entre a modernidade e a preservação ambiental. 

Para ficar por dentro de toda a programação de eventos, visite o site oficial http://www.parquedasdunas.rn.gov.br/ e acompanhe também o parque nas redes sociais @parquedasdunas. Prepare-se para se encantar com uma variedade de eventos artísticos e culturais!

Entrar e tirar fotos com a escultura Mãe Terra

Mãe Terra Estatua Do Parque Das Dunas Em Natal-Rn
Fonte: Divulgação

A escultura Mãe Terra é uma obra de arte imponente que representa a conexão entre a natureza e a humanidade. A escultura foi criada pelo artista plástico potiguar Guaraci Gabriel e inaugurada em 2012 como parte das comemorações do Dia da Terra. A obra tem cerca de 5 metros de altura e é feita de materiais recicláveis. 

A escultura Mãe Terra é um símbolo importante de preservação ambiental e conscientização sobre a importância da proteção do nosso planeta e vale a pena visita e uma foto para o feed.

O que fazer com crianças

Assim como a Trilha Perobinha, outras atrações são pensadas especialmente nos pequenos e em trabalhar esse contato inicial com a natureza de forma a desenvolver a consciência ambiental. Uma dessas atrações é o Borboletário, que permite a observação de diversas espécies de borboletas em um habitat que reproduz o natural pensado por biólogos.

Além das atrações fixas, frequentemente, são oferecidas apresentações para o público infantil. Para conferir a programação, consulte o site oficial do parque.

O Parque também possui um parquinho de diversão para as crianças brincarem imersas na natureza e espaço de piquenique para a família toda.

O que levar e não levar no seu passeio?

Já está convencido de que o Parque das Dunas não pode faltar no seu roteiro? Então coloque uma roupa confortável e use nosso check-list para se certificar que está indo preparado:

  • Protetor solar;
  • Repelente contra pernilongos;
  • Óculos de sol, bonés ou chapéus para proteger do sol;
  • Câmera ou smartphone carregados para registrar os momentos;
  • Água.

No Parque das Dunas, não é permitido levar comida para garantir a segurança dos animais que habitam o local. Isso porque, infelizmente, muitas pessoas não cuidam dos resíduos dos alimentos e embalagens, o que, além de poluir, pode se tornar um vetor de transmissão de doenças e prejudicar a fauna local. 

Por isso, é importante respeitar as regras do parque e evitar levar alimentos para proteger a biodiversidade e garantir a proteção ambiental.
Felizmente, ao redor do Parque você encontra opções de alimentação para todos os gostos e bolsos, desde açaí e sorvete, até restaurantes self-service e churrascarias. Escolha alguns dos melhores restaurantes da cidade para comer com a família depois de um dia de aventura no Parque das Dunas.

Perguntas Frequentes

Os melhores passeios dependem muito do perfil do cliente, porém, os mais populares são Buggy Litoral Norte, Pipa e Mergulho (Maracajaú ou Perobas).

Para maiores informações confira nosso post com os 11 melhores passeios em Natal

Pode apostar que sim, com mais de 28 anos de experiência a Marazul conseguiu obter esse titulo depois das mais 6 mil avaliações excelentes, confira você mesmo no site do Tripadvisor

Não! Em todos os passeios a Marazul se compromete em pegar e deixar seus passageiros no hotel, sempre com pontualidade, conforto e segurança.

Compartilhe

Sobre o autor

Leia também

Falar com atendente
Quer uma consultoria gratuita? 
Olá, no que podemos te ajudar?