Onde comer e beber em Natal: 18 restaurantes e bares para tornar sua estadia em Natal mais saborosa

Praia de Ponta Negra
Sumário

Seu roteiro de viagem à Natal já está pronto? Já sabe quais pontos turísticos da cidade você mais deseja visitar? Se você respondeu sim às perguntas acima, então sua viagem à Natal está quase completa. Para que a sua experiência na capital potiguar seja perfeita, não dá para ficar sem conhecer a nossa rica gastronomia. 

Natal conta com uma extensa variedade de bares, restaurantes, bistrôs, hamburguerias e petiscarias que atendem a todos os gostos e bolsos, com destaque para os pratos típicos nordestinos. Separamos algumas recomendações para você:

Pratos típicos

Tábua de Carne:

Não é atoa que o Tábua de Carne conquistou seu espaço no coração do potiguar e dos turistas. Com mais de 20 anos no mercado, o restaurante paraibano consagra a qualidade de seu serviço ao exibir em seu “currículo” diversos prêmios como o de “Bom e Barato” e “Melhor carne de sol” pela revista Veja Comer & Beber e de “Marca mais lembrada no segmento restaurante” pela revista Top of Mind por 3 anos consecutivos. Mas, para além das premiações, o restaurante se destaca mesmo pelo atendimento prestativo, ambiente acolhedor, e, claro, pela qualidade de seus pratos, que são muito bem servidos e feitos com ingredientes da melhor qualidade. 

O Tábua de Carne se distingue no mercado desde sua origem, quando seus idealizadores decidiram servir a carne de sol, tradicional prato nordestino, numa tábua de carne. Até hoje, a carne de sol é o prato mais pedido no restaurante, acompanhada pelo famoso pirão de queijo.

Em Natal, você encontra duas unidades do restaurante, uma em Ponta Negra e outra na Via Costeira, com vista para o mar e para a ponte Newton Navarro, um dos principais cartões postais de Natal. 

O espaço funciona diariamente das 17h à meia noite e, para quem vai com a família toda, a unidade Ponta Negra oferece espaço kids com brinquedão para as crianças se divertirem.

Mangai

Parte do charme do Mangai está na sua história: em 1989 em João Pessoa, uma mulher resolveu abrir uma pequena bodega para vender rapadura, ela chamou essa bodega de Mangai, uma antiga expressão nordestina para se referir a um local que tem de tudo. O Mangai cresceu e hoje vende bem mais que rapadura nos seus espaços em Natal, Recife, São Paulo e Brasília, além da sua cidade de origem, João Pessoa. Em Natal, você encontra duas unidades do Mangai, uma em Ponta Negra e outra em Lagoa Nova.

O Mangai propõe um buffet de comida típica paraibana, e por isso, os destaques são os pratos com peixes e camarões. Mas, como na antiga expressão nordestina que dá nome ao local, no extenso buffet você vai encontrar de tudo! 

Restaurante Farofa D’Água

Num ambiente familiar e arejado pelo vento da Praia de Ponta Negra, você encontra os principais pratos potiguares. O cardápio do Farofa D’Água é dividido em carnes, peixes e frango, com opções para todos os gostos, mas você não pode sair de lá sem provar a carne de sol, que vem da região do Seridó e é acompanhada pela farofa d’água, receita que dá nome ao restaurante.

Pensando no turista, o Farofa D’Água ainda oferece transfer gratuito que busca e deixa no hotel. Para usar o serviço, basta entrar em contato com o restaurante.

Frutos do mar 

Camarões

Genuinamente potiguar e premiado em âmbito nacional, o restaurante Camarões é, sem dúvidas, o restaurante mais famoso de Natal. Conhecido pelos seus deliciosos pratos com o crustáceo que dá o nome à rede, o Camarões apresenta no seu cardápio também massas, carnes, saladas, peixes e outros frutos do mar, além de opções veganas e sem glúten. 

Hoje com 5 unidades, o restaurante conquistou espaço inclusive em São Paulo, do outro lado do mapa. Em Natal, você encontra unidades na Avenida Engenheiro Roberto Freire a 300 metros da praia, outra na Rua Pedro Fonseca Filho, ambas no bairro de Ponta Negra.

O Camarões é uma opção certeira para almoço e jantar especial e não pode faltar na sua viagem à Natal!

NAU – Frutos do Mar

Como o nome indica, o NAU – Frutos do Mar se propõe a ser referência em pratos com frutos do mar: grelhados, moquecas, massas, risotos e saladas, unindo a gastronomia mediterrânea e nordestina. O Nau oferece desde menus executivos mais acessíveis a pratos mais elaborados muito bem servidos feitos para compartilhar em até 3 pessoas, com o cuidado no sabor e sofisticação da alta gastronomia. 

O NAU se destaca também na sobremesa, 

Tudo isso você encontra no bairro Cidade Jardim, a 15 minutos de Ponta Negra, em um espaço em que a arquitetura e decoração fazem com que a experiência seja ainda mais especial.           

Massas e Pizza

Cipó Brasil

É amante de uma boa pizza? Então não deixe de visitar a pizzaria Cipó Brasil. A casa de clima aconchegante decorada com elementos da cultura nordestina tem mais de 50 opções de sabores de pizza à disposição dos clientes. A Pizzaria Cipó Brasil abre de quarta a domingo, sempre das 18h às 23h e oferece espaço kids para receber a família toda.

Curva do Vento

Com duas unidades, uma em Ponta Negra e outra na Praia de Pipa, o restaurante Curva do Vento é caracterizado pelo seu ambiente rústico à luz de velas, perfeito para os casais e famílias que procuram um jantar tranquilo depois de um dia de passeios.

O restaurante se denomina “pizzaria e batataria”, isso porque, entre os 70 pratos do cardápio, você vai encontrar pizzas, massas e opções de petisco com batata, sendo o destaque a batata rosti, que é crocante e muito recheada.

Forneria 1121

Depois de fazer nome em Recife, chegando a ser eleita a melhor pizza de Pernambuco pela curadoria da Veja Comer & Beber, o restaurante manteve a qualidade ao se estabelecer em Natal, em uma casa charmosa, moderna e sofisticada em Ponta Negra. 

A Forneria 1121 ficou famosa por servir as tradicionais pizzas ítalo-brasileiras, mas também outras variações inovadoras como a Chicago Deep Dish, uma pizza de massa volumosa e recheio farto. O prato chefe da casa é o Camarão La Fonduta, que consiste em camarões em um molho muito bem temperado e uma crosta de queijo parmesão. 

Comida Japonesa

Makê Sushi Pub

No ambiente descolado embalado a música estilo house music do Makê Sushi Pub, você encontra um espaço urbano que se destaca na Avenida Praia de Ponta Negra, principalmente aos olhos dos mais jovens. 

No cardápio, você encontra pratos mais tradicionais da culinária japonesa, como os sushis e niguiris, mas também opções inovadoras como harumaki com molho de maracujá, versões vegetarianas dos tradicionais sushis de peixe e drink servido em mini banheira com patinho de borracha.

Dica bônus: fique de olho porque o local oferece preços especiais de acordo com o dia da semana, como promoção de temaki às segundas-feiras. O horário de funcionamento é das 17:00 às 00:00 de segunda a sábado.

Nemo Sushi

O Nemo conta hoje com cinco unidades, distribuídas entre Natal, Recife e Fortaleza. Para os turistas hospedados na região de Ponta Negra, recomendamos a unidade que fica dentro do conforto do Natal Shopping. A menos de 10 minutos do centro de Ponta Negra, o Nemo se torna o lugar ideal para quem busca um jantar mais sofisticado depois de fazer compras no shopping ou ver um filme no cinema.

Hambúrguer

Rapadura Hambúrguer Brasileiro

Uma hamburgueria muito prestigiada em Natal, conhecida por “abrasileirar” os burgers estadunidenses, é o Rapadura Hamburguer Brasileiro. O espaço é especializado na produção de hambúrgueres artesanais que levam o nome das principais praias da capital potiguar e apresentam ingredientes diferenciados, como pão de jerimum, picles de maxixe e barbecue de rapadura.

A hamburgueria fica localizada em uma rua perpendicular à principal avenida de Ponta Negra.

Drinks e petiscos

Curió 

O Curió é um botequim gourmet localizado em Ponta Negra que tem como principal característica a valorização dos costumes e tradições nordestinas em todo o espaço, da decoração rústica até ao slogan da casa: “Pra cumê e beber”.

O cardápio é recheado de delícias da gastronomia regional, além de cachaças e drinks especiais para apreciar com os amigos e família. O Curió é aberto de domingo a domingo e tem música ao vivo todos os dias.

Levú Drinks

Com uma carta de mais de 50 drinks entre os tradicionais e os autorais, o ambiente intimista com luzes baixas do Levú é perfeito para os casais que estão fazendo uma viagem romântica em Natal. Mas, apesar do ambiente reduzido, o bar também usa seu espaço descolado para promover eventos com direito à DJs embalando a noite potiguar. 

O Levú Drinks funciona de quarta-feira a sábado e fica aberto até meia-noite.

Padarias

Doce Portugal

Com o melhor custo-benefício da região de Ponta Negra na categoria de padarias, a padaria Doce Portugal oferece serviço de self-service no café da manhã, almoço e janta, além de doces e salgados de dar água na boca expostos na vitrine, e cafés, sucos e vitaminas disponíveis no cardápio. 

Mercatto

Com uma recém-nascida unidade em Ponta Negra, a padaria Mercatto virou conhecida por unir sofisticação e alta gastronomia. A nova unidade carrega a tradição de sua irmã mais velha, a unidade de Lagoa Nova, de apresentar o pão considerado o melhor da cidade. Além dos pães, a padaria também oferece pratos da confeitaria, salgados e almoço no estilo self-service. 

Pão e Companhia 

Com uma proposta gourmet que ganhou notoriedade entre os natalenses, a padaria Pão e Companhia, apelidada de P&C, oferece produtos artesanais, sem aditivos ou conservantes. Por ser próxima a região de hotéis de Ponta Negra e ter jeito das famosas padarias de São Paulo, a P&C conquistou o coração dos turistas.

Para se sentir natalense

Se você é daquelas pessoas que gosta de fazer uma viagem imersiva e ver, estando de dentro, o ponto de vista do público local, separamos três lugares fora do roteiro turístico tradicional para você se sentir natalense “raíz”.

Macaxeira’s Espetaria e Cachaçaria: Zona Norte

Eleita a melhor espetaria da Zona Norte de Natal, Macaxeira’s Espetaria e Cachaçaria é a opção certa para quem deseja comer um churrasquinho de qualidade acompanhado de uma cerveja gelada, ou mesmo, experimentar uma cachaça artesanal.

A casa é bem aconchegante decorada com elementos da cultura nordestina e o cardápio é repleto de espetos de diversos sabores acompanhados de farofa e vinagrete. Lá, você também encontra caldos e tapiocas, além de pratos típicos da gastronomia regional.

O Macaxeira’s conta com espaço kids para a criançada brincar enquanto o resto da família desfruta da carta de drinks e cachaças especiais, além de música ao vivo todos os dias. 

Bodega do Mané: Zona Oeste

Para os amantes do clima descontraído de boteco, indicamos a Bodega do Mané. O cardápio se destaca pelos petiscos tradicionais de botequim, a famosa carne de sol na nata e feijoada de todo sábado e domingo. O espaço também conta com música ao vivo de terça a domingo.

A Bodega do Mané “original” fica no bairro Nossa Senhora da Nazaré na Zona Oeste de Natal, próxima ao terminal rodoviário, mas, o local era tão procurado pelo público que expandiu suas atividades para a cidade vizinha de Parnamirim, inaugurando o Bodega do Mané Praia, que oferece a mesma qualidade no cardápio, mas com uma decoração tropical. 

Delícias do Mate: Cidade Alta

Quem passa na charmosa viela com mesinhas de madeira no centro da cidade vê um espaço simples, mas sempre movimentado, com salgados apetitosos e frescos expostos na vitrine e o chá mate e caldo de cano sendo feitos na hora: você está no Delícias do Mate!

O chá que dá o nome à casa é apresentado nas mais diversas variações: o carro chefe, o mate com limão, mas também com outros sucos, xaropes, e até mesmo em vitaminas e opções fit

A casa de sucos e salgados virou parada obrigatória para o natalense que está fazendo compras ou resolvendo burocracias no centro da cidade e acabou tornando-se referência também para local para reunir os amigos ou mesmo para um encontro em casal. 

Explore os sabores do Rio Grande do Norte

Agora que você já sabe onde comer e beber em Natal, o seu roteiro gastronômico de viagem à Natal está mais do que completo. São opções variadas para atender todos os bolsos e gostos. É só escolher a mais próxima da sua hospedagem e aproveitar!

Caso tenha alguma dúvida, a equipe Marazul estará sempre disposta a fazer o possível para que sua experiência em Natal seja a melhor.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Fique de olho no nosso blog para conferir outros conteúdos interessantes sobre o nosso estado. Até a próxima!

Perguntas Frequentes

Os melhores passeios dependem muito do perfil do cliente, porém, os mais populares são Buggy Litoral Norte, Pipa e Mergulho (Maracajaú ou Perobas).

Para maiores informações confira nosso post com os 11 melhores passeios em Natal

Pode apostar que sim, com mais de 28 anos de experiência a Marazul conseguiu obter esse titulo depois das mais 6 mil avaliações excelentes, confira você mesmo no site do Tripadvisor

Não! Em todos os passeios a Marazul se compromete em pegar e deixar seus passageiros no hotel, sempre com pontualidade, conforto e segurança.

Compartilhe

Sobre o autor

Falar com atendente
Quer uma consultoria gratuita? 
Olá, no que podemos te ajudar?