Publicado em 21 de julho de 2020 | Atualizado em 26 de agosto de 2020
Badalada por natureza, cercada por falésias e com toda a infraestrutura que você precisa para curtir as férias sem se preocupar. Clima sempre quente, ideal para um banho de mar e para recarregar as energias, com a chance de ver golfinhos por perto. Se é um destino assim que você procura para descansar, a dica é a aproveitar a Praia de Pipa.
Apesar de ser uma das praias mais famosas e badaladas do Rio Grande do Norte, popular entre surfistas, mochileiros e turistas de todo o Brasil, alguns de fora, Pipa tem aquele clima de tranquilidade e aconchego para quem viaja em família. Você pode curtir e relaxar!
Então se as férias estão chegando e só falta definir o destino, pode começar a preparar as malas. Vamos compartilhar todas as dicas com você sobre a Praia de Pipa.
A cerca de 80 quilômetros de Natal, a Praia de Pipa fica no município de Tibau do Sul e é uma das praias mais badaladas do Rio Grande do Norte. Além de ser um refúgio para quem busca belezas naturais, paisagens de tirar o fôlego e toda a infraestrutura.
O nome Pipa é de origem portuguesa, da época de colonização do Brasil. Seu significado em Portugal é barris de vinho ou azeite e foi escolhido para batizar a praia depois de avistarem uma grande pedra na costa, que lembrava o formato de um desses barris.
Você sabia que Pipa é muito mais do que uma praia? Com suas falésias exuberantes, areias brancas, águas cristalinas e verde por todos os lados, é considerada o principal balneário do litoral sul potiguar, formado também pelas praias do Amor, Madeiro e Baía dos Golfinhos.
Para completar o cenário paradisíaco, em Pipa você também encontra piscinas naturais com peixinhos coloridos e pequenas baías, habitadas por golfinhos e tartarugas marinhas.
Em conjunto com as praias do Amor, Madeiro e Baía dos Golfinhos, Pipa é formada por uma antiga vila de pescadores. No início, um lugar mais pacato e tranquilo, mas, com o tempo e a popularidade, tornou-se um vilarejo cheio de charme.
A fama atraiu uma grande rede hoteleira e gastronômica, além de abrir espaço para a entrada de estabelecimentos comerciais. Hoje você encontra quiosques e barracas à beira mar, hotéis sofisticados, pousadas aconchegantes, muitos bares e restaurantes e lojinhas de artesanatos.
Um dos passeios mais famosos e, diga-se de passagem, imperdíveis, é o passeio de buggy pelo litoral sul, que contorna as falésias da Praia de Pipa e conta com paradas em lugares estratégicos para fotos e almoços bem servidos.
Além dos tradicionais passeios de buggy, o percurso pode ser feito também com o Pajero, em alguns pacotes turísticos. No balneário, você pode fazer caminhadas ecológicas, passeios de barco ou visitas às feirinhas de artesanato da região.
A Praia de Pipa, assim como todo o estado do Rio Grande do Norte não foge às regras da boa hospitalidade, que só quem vai ou já foi para o nordeste entende.
O clima também faz jus como anfitrião ao receber surfistas, mochileiros e turistas com dias ensolarados, na maior parte do tempo, e muito calor, quase como um convite para um banho de mar ou de sol em qualquer época do ano.
Se tem uma coisa que não falta em Pipa é uma extensa programação, tanto para quem gosta de praia como para quem prefere a aventura de explorar novos ares ou a badalação da noite.
Para os praieiros de plantão: curtir a praia de pernas para o ar, em uma rede no meio das árvores tomando água de coco ou em uma espreguiçadeira na barraca lendo um livro ou aproveitando o sol. Vale uma caminhada também com os pés no mar para energizar.
Para os aventureiros ou famílias de férias: conhecer a região através dos tradicionais passeios de buggy ou de barco, andar pelas dunas e falésias, explorar a mata nativa ou quem sabe até um banho relaxante nas piscinas naturais.
Para os baladeiros: o que não falta é restaurante na volta, principalmente na Avenida dos Golfinhos, além de bares, lanchonetes, sorveterias e lojinhas de artesanato e souvenirs. As festas também rolam soltas todos os dias, em casas noturnas com DJs ou festas temáticas.
O que não falta é opção para desfrutar tudo que a Praia de Pipa tem a oferecer para transformas suas férias nas melhores. Aliás, o lugar, por si só, já é um grande passeio.
Um cenário paradisíaco, com belas praias para receber você, sua família e seus amigos, seja para aproveitar o mar, o visual das falésias ou o contato com a natureza.
Se você não abre mão de curtir o mar, pode aproveitar os passeios que exploram ao máximo as águas cristalinas da Praia de Pipa. O mais popular é, sem dúvida, o de barco, escuna ou lancha pela Baía dos Golfinhos.
Se quiser um contato mais próximo com peixinhos coloridos, tartarugas marinhas e golfinhos, pode aproveitar a transparência das águas para fazer um mergulho.
O passeio mais famoso no Nordeste é, sem dúvida, o passeio de buggy para quatro pessoas, que passa pelo Chapadão de 25 metros da praia do Amor. A vista do mirante é única, assim como toda a experiência do visual visto de cima das falésias.
Quem não vai de buggy ou quer tentar algo novo, pode experimentar fazer o passeio de quadriciclo pela Praia de Pipa ou por Sibaúma, a encantadora vila de pescadores. Cada veículo comporta até duas pessoas.
Outra opção é o passeio de Jeep, que é quase um city tour pela região, e leva você até as principais atrações turísticas, como o Chapadão, as dunas de Cacimbinhas e a Lagoa de Guaraíras.
Se o que deixa você feliz é o contato com a natureza, além das trilhas pela região, tem arvorismo e tirolesa. É possível caminhar por cima das árvores, desfrutando do verde ao redor e da vista do mar ao fundo.
No caminho pela Mata Atlântica, você pode encontrar macacos, iguanas e pássaros coloridos. Um passeio divertido para fazer com a família ou com os amigos.
Por falar em natureza, aproveite para conhecer o Santuário Ecológico de Pipa, com direito a mais mirantes para curtir o visual, e o Museu das Tartarugas para aprender mais sobre a vida marinha da região.
Agora que você já conhece os principais passeios para explorar a região, vamos falar mais sobre as praias que formam o balneário mais importante do litoral sul do RN. Além de Pipa, a enseada conta com a Praia do Amor e a Ponta do Madeiro.
É aqui que fica aquele que é considerado um dos melhores mirantes de Pipa, no alto das falésias do Chapadão.
Há duas formas de chegar até a Praia do Amor. Em época de maré baixa, é possível caminhar pela areia a partir do canto direito da Praia do Centro de Pipa. Durante a maré alta, o acesso só pode ser feito através de uma escadaria esculpida nas falésias.
A Praia do Madeiro é cercada por falésias cobertas pelo verde da mata nativa. Seu canto direito tem águas mais calmas, ideal para famílias, enquanto seu canto esquerdo conta com um mar mais agitado, a pedida dos surfistas. O acesso é feito por carro, ônibus ou van.
Eleita a 8ª melhor praia do Brasil pelo TripAdvisor Rewards 2019, a Baía dos Golfinhos não recebe este nome por acaso. Afinal, é aqui que os golfinhos gostam de ficar, recebendo turistas com saltos e acrobacias.
O acesso à praia só pode ser feito em épocas de maré baixa, por isso é importante consultar um calendário antes de incluí-la no roteiro.
As praias do nordeste são famosas por suas belezas naturais de tirar o fôlego. Pipa não pode ser diferente, com o Santuário Ecológico bem na entrada da praia, dunas e falésias cobertas pelo verde da Mata Atlântica, mirantes, piscinas naturais e a presença ilustre de golfinhos e tartarugas marinhas no mar de águas cristalinas.
Se as fotos já encantam os olhos, imagina ver todas essas paisagens ao vivo e a cores nas suas próximas férias. Sentir a brisa do vento no rosto, os raios de sol na pele e o frescor das ondas do mar. Energias renovadas para o ano na certa!
Assim como a estrutura hoteleira da região atende todos os gostos e bolsos, a gastronomia também conta com muitas opções para agradar os mais diversos paladares.
Em quiosques e barracas à beira mar, você encontra a culinária típica do litoral nordestino, com destaque para os caldos de camarões, ostras e a famosa combinação de peixe e macaxeira. Comer com vista para o mar é a melhor pedida para os almoços.
Uma das indicações dos viajantes, principalmente para quem gosta de camarão, é o Pipa Beach Club, um restaurante descolado na Praia do Centro de Pipa. No cardápio, drinks, petiscos e pratos variados, inclusive inspirados na cozinha tailandesa, a preços acessíveis. Abre para almoço e janta, ao som de DJ.
Outra opção é o Orishas Praia Bar, que oferece um cardápio mais regional e música ao vivo para acompanhar.
Na Avenida dos Golfinhos, a rua principal de Pipa, fica a maior concentração de restaurantes e bares da região. Só que a maioria só abre no fim de tarde, ideal para aproveitar depois dos passeios e também para já emendar uma balada.
Uma das pedidas para quem gosta de experimentar os sabores do mundo é o Tapas, que cria o cardápio de acordo com os ingredientes disponíveis em cada época do ano. Tem ainda o Dall’Italiano com massas italianas autênticas.
Um dos lugares preferidos pela vista fabulosa do alto das falésias, no Chapadão de Pipa, é o restaurante Amô. Com uma decoração mais rústica e praiana integrada à natureza, mensagens positivas por todos os lados, redes para descansar depois do almoço e camas com almofadas, a entrada tem esculturas de dois dinossauros que formam um coração.
No cardápio, o predomínio é dos frutos do mar, com destaque para os camarões à milanesa e uma variedade de pratos com peixes grelhados, carnes e aves. As sobremesas também chamam a atenção com as browniocas, acompanhadas de sorvete.
Há muitas opções de hotéis, resorts e pousadas nas praias e no centro de Pipa. Se você gosta de fazer tudo a pé ou curtir a vida noturna sem se preocupar, a melhor pedida é sempre a área central, no entorno da Avenida dos Golfinhos.
Se você quer férias com praticidade, o centro de Pipa é o seu lugar, mas evite ficar muito perto da Avenida dos Golfinhos e da descida principal para a praia. Dê preferência para os arredores, em ruelas mais escondidas, assim evita o barulho da muvuca noturna.
Entre as praias próximas, a do amor é a mais perto do centro. Para chegar até a rua principal, basta uma caminhada de mais ou menos 10 minutos. O acesso à praia também é fácil, pela escadaria esculpida nas falésias.
Um dos cartões-postais de Pipa, o Chapadão tem uma ou outra opção de hospedagem para quem prefere ficar em um refúgio no meio da natureza e longe da região central. A Praia do Madeiro segue a mesma proposta.
A estrada que liga os centrinhos de Tibau do Sul e Pipa tem hotéis confortáveis com escadarias que dão acesso direto às praias, alguns exclusivos para hóspedes. É fácil se deslocar entre as praias de carro, van ou táxi.
Pode ser uma boa para quem é mais dos lagos do que do mar, já que fica perto da Lagoa Guaraíras. Alguns lugares na região são perfeitos para receber famílias com crianças.
Eu morei na Pipa entre 2015 ate 2017, para turismo e maravilhoso, mas para morar, so quem e de la, por que falta muita infra -estrutura . Mas apesar dw tudo foi nom conhecet, o povo e muito
Olá Rosania, agradecemos pelo carinho em compartilhar sua experiência. Forte abraço.
Qual valor do passei para praia do amor e falésias
Olá Sra. Ana Lucia, pode favor acessar nossa loja on line ou nossa equipe de consultores para informações de preços. 84 9.9909-0990