A Praia da Redinha está localizada entre os municípios de Natal e Extremoz, no estado do Rio Grande do Norte. No lado de Natal, é conhecida como “Redinha Velha”, enquanto “Redinha Nova” pertence a Extremoz..
É a única praia da zona norte da capital e é mais frequentada pelos moradores da região nos fins de semana. Com sua atmosfera autêntica e acolhedora, a Praia da Redinha oferece aos visitantes uma experiência única da cultura e culinária potiguar.
A Praia da Redinha é famosa por suas casas e quiosques rústicos, além de ser o local ideal para experimentar a iguaria local, a ginga com tapioca. Esta delícia é feita de pequenos peixes, fritos no óleo de dendê e servidos com tapioca, preparada a partir da goma de mandioca.
O que fazer na Praia Da Redinha
A Praia da Redinha oferece uma ampla variedade de opções de lazer para toda a família.
Com sua infraestrutura bem equipada, você pode desfrutar de momentos de diversão e relaxamento em um ambiente agradável. Aqui estão algumas opções para aproveitar ao máximo sua visita
Conhecer o aquário natal
O Aquário Natal é uma das atrações mais populares do Rio Grande do Norte, localizado na Praia da Redinha, no município de Extremoz. Inaugurado em 1999, o aquário é o maior do Nordeste e uma parada imperdível para quem visita a região. Ele é conhecido por sua vasta coleção de espécies marinhas e exóticas, além de suas iniciativas educacionais e de conservação.
O Aquário Natal, localizado na Praia da Redinha, no município de Extremoz, é uma das atrações mais populares do Rio Grande do Norte e o maior aquário do Nordeste. Inaugurado em 1999, abriga mais de 200 espécies de animais, incluindo tubarões, pinguins, tartarugas marinhas, cavalos-marinhos, peixes exóticos, jacarés, cobras e um urso polar empalhado.
Os visitantes podem explorar diversos tanques que replicam habitats naturais e interagir com animais marinhos no tanque de toque, uma experiência especialmente popular entre crianças. O Aquário Natal também é conhecido por suas iniciativas educacionais e de conservação. Próximo à Praia da Redinha e de fácil acesso, é uma parada conveniente e imperdível para turistas e moradores.
Igreja da pedra
A Igreja de Pedra da Praia da Redinha, oficialmente conhecida como Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. Localizada na charmosa Praia da Redinha, a igreja é um símbolo da devoção religiosa dos pescadores e da comunidade local.
A Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes foi construída no século XX, em meados de 1954, por iniciativa da comunidade de pescadores da Redinha. A construção foi feita com pedras retiradas do mar, o que confere à igreja uma aparência rústica e distinta.
Aproveitar as praias
Aproveite a Praia da Redinha para um dia de relaxamento. Traga uma cadeira de praia e um guarda-sol, e desfrute do sol e do mar em um ambiente tranquilo e acolhedor.
A Praia da Redinha costuma ter um mar mais agitado, por isso é recomendável optar pela maré baixa, quando as ondas estão mais calmas e adequadas para banho.
Se preferir, você também pode aproveitar as áreas ao longo da praia, especialmente próximo à Redinha Velha, onde o mar é geralmente mais tranquilo e seguro para nadar, sem ondas elevadas.
Como chegar na Praia da redinha
Para chegar à Praia da redinha saindo de Ponta Negra:
De Carro: Siga pela Avenida Engenheiro Roberto Freire e depois pela Via Costeira (BR-101) seguindo sentido norte, logo após atravessar a ponte Newton Navarro encontrará sinalizações que o levaram a praia. O trajeto leva cerca de 20 a 30 minutos.
Transporte Público: Pegue um ônibus que vá para a zona norte de Natal. O trajeto pode levar de 50 a 60 minutos.
Táxi ou Aplicativos de Transporte: Use serviços como Uber ou 99, com um tempo de viagem de aproximadamente 20 a 30 minutos.
Onde se Hospedar
Embora não haja muitas opções de hospedagem diretamente na Praia da Redinha, a aproximadamente 11 km ao norte, você encontrará excelentes hotéis e pousadas para se hospedar.
Pousada villa do sol
O Hotel Villa do Sol é uma excelente opção de hospedagem para quem visita a região de Natal, Rio Grande do Norte. Localizado na bela Praia de Genipabu, este hotel oferece uma combinação perfeita de conforto, ampla área de lazer, conveniência e paisagens naturais deslumbrantes. Os quartos são bem equipados e muitos deles oferecem vistas encantadoras para o rio, proporcionando uma experiência relaxante e inesquecível para os hóspedes.
- Contato: (84) 3225-2132
- Reservas: villadosol.com.br
- Instagram: pousadavilladosol
- Endereço:Pousada Villa do Sol
Pousada aconchego de genipabu
A Pousada Aconchego de Genipabu é uma encantadora opção de hospedagem localizada próxima à famosa Praia de Genipabu, no Rio Grande do Norte. Conhecida por sua hospitalidade e ambiente acolhedor, a pousada oferece uma experiência relaxante para seus hóspedes, ideal para quem busca tranquilidade e conforto em meio a belas paisagens naturais.
- Contato: (084) 32252309
- Instagram: @aconchegogenipabu
- Endereço: Rua Vereador Ricardo Afonso de Lima, N°100, Extremoz
Curiosidades
A redinha foi um ponto de apoio para a invasão do forte?
Na tomada da Fortaleza dos Reis Magos, planejaram inicialmente os invasores holandeses cortar o abastecimento d’água da guarnição tomando o rio da Redinha, pequeno curso d’água que desembocava “na praia do mesmo nome, no Potengi”.
Origem da Redinha:
Habitada por uma colônia de pescadores. Durante muitos anos, foi, praticamente, o único local de veraneio dos natalenses. Possui 6 km de extensão e dunas brancas.
Construção da capela:
Construída pelos pescadores em 1924, o templo foi erguido em homenagem à padroeira do bairro, Nossa Senhora dos Navegantes. Tempos depois, foi construída a igreja de pedra, 1954, motivo de “conflito” entre os nativos e os veranistas.