BLOG

Lagoa do Bonfim

Dicas de viagem

Publicado em 20 de julho de 2020 | Atualizado em 10 de outubro de 2020

Lagoa do Bonfim

Rio Grande do Norte é muito conhecido pelas suas belíssimas lagoas. Mas você sabia que a Lagoa do Bonfim é uma das maiores entre elas e tão incrível quanto as demais?

Pois bem, leia este artigo e veja os atrativos dessa lagoa e analise a possibilidade de incluir o local no seu roteiro de viagem à Natal.

A Lagoa

No litoral Sul do Rio Grande do Norte, cerca de 30 quilômetros da capital, está a cidade de Nísia Floresta, um reduto de várias lagoas que atraem turistas, como também visitantes da própria região o ano todo.

A principal delas é a Lagoa do Bonfim, também chamado de Sete Pontas, um lugar tranquilo e pacato, que se estende por aproximadamente nove quilômetros quadrados de águas claras.

Para quem deseja relaxar com a família e ainda se refrescar nos dias de calor intenso, a Lagoa é uma opção que não pode ser descartada.

No período de cheia que começa em maio e costuma terminar em julho, a Lagoa atinge um volume impressionante, que ultrapassa os 80 milhões de metros cúbicos de água. Já durante a seca, esse volume é reduzido quase pela metade.

A sua importância vai além do aspecto turístico, abrange serviços públicos essenciais.

A Lagoa do Bonfim abastece o sistema Adutor Agreste Trairi Potengi e assim, mais de 220 mil pessoas da região são beneficiadas com fornecimento de água proveniente dela.

Devido a suas águas calmas e mais profundas em certos pontos, a Lagoa é um local propício para a prática de stand up paddle, flayboard, vela e passeios de jet ski e caiaque.

Como chegar

Partindo de Natal, você pode chegar à Lagoa do Bonfim de carro, por meio da BR 101. O trajeto dura em torno de 1 hora. Quando o percurso sai da rodovia e toma estradas locais, o chão é de terra batida, mas em bom estado.

Grande parte do acesso à Lagoa é livre, sem maiores problemas para conseguir entrar.

Infelizmente, não há passeios de buggy com parada nessa Lagoa. Ou seja, a única forma de ir é com transporte particular.

É importante colocar que a Lagoa fica em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e, portanto, alguns espaços podem ter acesso proibido, com o intuito de proteger as características ecológicas do local.

Sendo assim, esteja atento a sinalizações e respeite esse tipo de limitação.

Estrutura

A estrutura do entorno da Lagoa é bastante restrita, mas ideal para pessoas que buscam descansar nas férias e desacelerar o ritmo de vida corrido que encaram frequentemente.

Há pouca oferta em relação à hospedagem. Quem deseja ficar nas proximidades, deve procurar por pousadas e casas de veraneio mais ao centro da cidade ou até em municípios vizinhos.

Nesse sentido, talvez a melhor alternativa seja se hospedar na capital, Natal e separar um dia no seu roteiro para ir até a Lagoa com um carro alugado.

Gostou de conhecer um pouco sobre a Lagoa do Bonfim?

Você só terá a noção da paz que esse lugar proporciona quando sentir na pele. Aproveite e fique para admirar o pôr do sol, será inesquecível! Reserve conosco passeios pelo litoral potiguar, você ficará apaixonado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *