Praia de Porto-Mirim

Praia de Porto Mirim

Mais fotos

Sobre Praia de Porto-Mirim

Praia de Porto-Mirim

Localizada no município de Ceará-Mirim entre as Praias de Jacumã e Muriú e a cerca de 30 km de Natal, capital do Rio Grande Norte, a Praia de Porto-Mirim é passagem para as praias do litoral norte. O seu nome tem origem devido, a existência de um pequeno porto de escoamento da produção de cana-de açúcar datado do final do século XIX. No lugar, o mar calmo e tranquilo é um convite para o descanso. Não por acaso que a Praia de Porto-Mirim é um dos principais lugares do veraneio em todo o litoral potiguar.

Onde comer:

A gastronomia é diversificada e saborosa, com pratos a base de frutos do mar, como camarão e lagosta, iguarias abundantes na região, além da rapadura, mel, cachaça, tapioca, picado e galinha caipira.

Os destaques do lugar: História, Cultura, Gastronomia e Artesanato.

O artesanato chama a atenção dos visitantes pelos autênticos chapéus de couro, peças de renda e bordado, esculturas em argila e madeira, além do talento de diversos artistas plásticos da região de Ceará-Mirim que viveu seu apogeu no final do século XIX com a produção açucareira capitaneada pelos senhores de engenho e uma fidalguia poderosa e influente no Rio Grande do Norte.

No folclore, destacam-se os Caboclinhos, que desde 1952 se apresentam para o povo da região. A cidade de Ceará-Mirim foi um dos primeiros municípios da província do Rio Grande do Norte é também o local onde existe o maior numero de lendas populares do Estado. Entre elas, destacam-se o Porão e a Lenda da Cabaça.

O que fazer: Natureza, Esporte, Lazer, Sol e Mar!

Pra quem visita a região vale a pena conhecer esse lado da história e a tradição do lugar. A Marazul Receptivo recomenda este programa, uma ótima oportunidade para quem busca mais conhecimento, cultura e aventura. O turista vai se surpreender ao conhecer a riqueza histórica e cultural nas trilhas do roteiro dos Engenhos do Vale, o Mercado do Café, os Casarios em estilo colonial, construídos em 1888, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, um dos maiores templos religiosos do RN e a Estação Ferroviária de Ceará-Mirim e o famoso Trem do Forró.

Hoje Ceará-Mirim, localizado a 28 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte  se destaca não só pelo seu passado histórico escrito em ruinas e casarões coloniais , como também pela beleza das suas praias (Porto-Mirim, Jacumã e Muriú), lagoas, natureza exuberante, cultura popular, gastronomia e artesanato. Esse destino lhe espera de braços abertos. Venha conhecer a Terra do Sol, da Cultura e da História.