Perobas

Perobas - Marazul

Sobre Perobas

Perobas. Um Paraíso Tropical na Esquina do Brasil

Das praias do Rio Grande do Norte, a Praia de Perobas, no litoral norte do Estado a 78 km da capital potiguar, é atrativo turístico desde 2003, quando foi eleita pela revista Quatro Rodas, da Editora Abril, como a praia mais bonita do Brasil. Sossegada, limpa, com uma extensa faixa de areia na sua orla, presença de vegetação natural, água cristalina e calma, passeios incríveis e uma paisagem surpreendente ao nascer do sol com uma vista paradisíaca. Uma combinação impar para um destino encantador para quem vai passar férias em Natal.

O destino se destaca pela rara beleza das piscinas naturais que se formam nos Parrachos e a pela tranquilidade do lugar, ainda pouco explorado e sem aglomeração de pessoas na vila de pescadores, localizada em meio ao imponente coqueiral da Zona Rural do município de Touros. Aqui é possível escutar o som que o vento tira das palhas dos coqueiros.

O seu acesso se dá pela BR-101, entrando na rodovia estadual RN-021 em direção ao municio de Rio do Fogo. O trecho é de 5 km asfaltados e mais 3 km de estrada de terra até o ponto de chagada do destino. O nome “Perobas” provém do tupi ipê-ropa (“a casca amarga”), denominação das árvores que são achadas na região onde está situada a Praia de Perobas.

A pesca artesanal - A tradição do lugar!

Na beira-mar, no vai e vem das ondas, os arrastões reúnem famílias inteiras de pescadores, onde a rede cheia de peixes e arraias garante o sustento da vila.  Muitos pescadores, também se aventuram de jangadas até os Parrachos de Perobas para pescar lagosta, polvo e lula.

A Proteção Ambiental

Praia de Perobas é uma das poucas praias brasileiras, beneficiadas pelo Projeto “Tamar”, criado para amparar, agilizar e permitir o trabalho de preservação das tartarugas marinhas, através de técnicas inovadoras de preservação, provocando a integração das comunidades praieiras às atividades protecionistas, o meio-ambiente e a exploração do turismo local.

A História do lugar e seus Precursores

O povoamento da Vila de Perobas teve inicio segunda metade do século XIX, através da chegada da família “Ferreira”, seguida, no mesmo período, no ano de 1905, pelas famílias “Dias” e “Cabral”. Tomaz Ferreira da Costa, que se casou com Maria Brito da Costa, é apontado como grande líder na fase inicial do povoado. José Ferreira da Costa, que se casou com Maria Monteiro da Costa, vinda de Santa Luzia do Saco, estabeleceu a atividade comercial no lugar. Os desbravadores obtinham seu sustento por meio de pequenas plantações e principalmente da venda de cocos.

A capela de Nossa Senhora da Conceição e a escola municipal são datadas do ano de 1954.

Curiosidades:

Os Nativos e as histórias do Leopardo Voador

Durante o período da Segunda Guerra Mundial, os nativos da Praia de Perobas observaram perplexos, o vai e vem das velozes aeronaves em suas as incursões aéreas que cruzavam a região em missão militar. As anedotas populares contam que no período os moradores da Vila de Pescadores, Antônio Ricardo “O Mestre” e José Guedes, espantados com o a inesperada situação, batizaram os aviões de combate de “Leopardo Voador”, comparando a aeronave ao veloz animal de pele manchada.

O que fazer na Praia de Perobas: Tranquilidade, beleza e diversão.

Mergulho nos Parrachos

Para o visitante, o passeio de lancha com duração de 15 minutos até os Parrachos, uma formação de corais a 5 km da Praia de Perobas que pertence desde 2001 à Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), é uma experiência indescritível e imperdível.

Diferente dos Parrachos de Maracajaú, as áreas dos Parrachos da Praia de Perobas apresentam profundidades que variam de acordo com as marés. Na maré baixa, alguns pontos ficam com lâmina de água abaixo da cintura e podem chegar a 30 centímetros. Formadas em alto mar por águas mornas e cristalinas as piscinas naturais são ideais para um banho relaxante e um mergulho de máscara e snorkel. O mergulho com cilindro para iniciantes também pode ser praticado nos Parachos de Perobas.

A Marazul Receptivo recomenda ao visitante, assim que chegar ao destino, agendar este passeio no restaurante do Vozinho, localizado à beira-mar, na Praia de Perobas. O ponto de apoio para a saída dos passeios em pequenos grupos (no máximo 20 pessoas) são os restaurantes Frutos do Mar e do Vozinho, à beira-mar e suas partidas são controladas pelos fiscais do Idema e de acordo com a tábua de maré.

Durante a visita aos Parachos de Perobas, o visitante pode na jangada dos nativos, que funciona como Bar Molhado, degustar deliciosos espetinhos de camarão, lagosta, carne e queijo e experimentar drinks com frutas regionais, como o hula-hula, preparado no abacaxi e bebidas diversas. 

A Visita ao Farol do Calcanhar

O Farol de Calcanhar, situado na praia que leva o mesmo nome, com seus 62 metros de altura e 295 degraus para chegar ao seu topo é considerado, o segundo maior farol do planeta.

Conhecer as Praias de Touros - A Esquina do Brasil

Para o visitante do destino, há ainda um passeio opcional de quadriciclo para conhecer as praias das Garças, Carnaubinha, do Calcanhar e Cajueiro em Touros.

Onde comer na Praia de Perobas:

Restaurante Frutos do Mar e Restaurante do Vozinho.

Ao visitar a Praia de Perobas, o turista encontrará bem no coração da vila de pescadores, bons restaurantes, com comida deliciosa, cardápio variado, pratos bem servidos, preços justos e ótimo atendimento. São lugares simples, mas aconchegantes e bem estruturados para receber o visitante, principalmente pra quem busca provar a culinária nordestina e frutos do mar.

Na gastronomia local destaque para o famoso pastel de arraia, delícia divulgada pela Rede Globo, no programa da Ana Maria Braga.

Nos hotéis próximos a praia e nos restaurante das pousadas, a cozinha regional é evidência no lugar, com destaque para carne de sol, galinha caipira, costela de porco, pato à cabidela, carneiro, peixes, lagostas e camarões, que são fornecidos pelos pescadores da região. Os pratos locais mais pedidos são: a moqueca de peixe e o camarão à moda siri.

O café da manhã incluso na diária é bem farto e variado, com tapiocas recheadas, pão fresco, cuscuz ao leite, cartola, carne de sol, macaxeira, batata doce, bolos da moça e de batata, ovos mexidos, frutas além de diversos sucos.

Onde se hospedar na Praia de Perobas:

Pousada do Vozinho.

O Turista que não deseja agitação encontrará no destino, um ambiente propício para o descanso, ideal para botar a leitura em dia ou simplesmente curtir o lazer, intercalando banhos de mar e piscina. Os hotéis e pousadas estão localizados a beira-mar ou em praias distantes a apenas poucos quilômetros de Perobas, dispõem de chalés e bangalôs com varandas e redes, entre coqueirais e jardins tropicais, todos equipados com ar condicionado Split, TV LCD, cama Queen Size, banheiro Box com ducha quente, frigobar, entre outros confortos para acomodação dos visitantes seus familiares.

Praia de Perobas uma experiência indescritível, um lugar fascinante pra dizer ao final do passeio: Maravilhosa! Uma das melhores praias que já visitei!