Galinhos

Galinhos - Lagoa do Capim

Sobre Galinhos

Praia de Galinhos – Um Pedaço do Paraíso entre o Rio e o Mar em Terras Potiguar

 A Isolada Praia de Galinhos fica a 170 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte e faz parte do Polo Turístico Costa Branca. O acesso se dá pelas BR-406, até a altura do povoado de São Geraldo, e pela RN-402.  O nome do vilarejo surgiu em referência ao pequeno tamanho do peixe galo existente na localidade.  O seu acesso é possível apenas por barco pelo rio ou pela praia, por veículos 4x4. O destino faz parte do roteiro de buggys e veículos Off-Road pra quem visita Natal.

A Praia de Galinhos é um lugar no Brasil com características únicas, onde a caatinga atinge a costa. Para o turista que busca no seu roteiro de viagens, um destino que proporcione tranquilidade, pouca exploração, praias mais isoladas, ótima gastronomia e boa hospedagem, este é o lugar! Além da pesca, “os nativos” vivem da exploração do turismo, da produção de sal, algodão e sisal. Mas são as belas praias, manguezais e dunas, que encantam os visitantes.

Com exceção de carros Off-Road, os demais veículos não entram no vilarejo, é preciso deixa-los no estacionamento gratuito de Pratagil e, de lá, seguir viajem de barco até Galinhos, um passeio que dura 10 minutos. Ao desembarcar no trapiche, os visitantes encontrarão as charretes que são o transporte oficial do lugar a postos para leva-los ao local da sua estadia.

A Península de Galinhos parece que parou no tempo, é paradisíaca e com uma beleza intocável. Lugar de gente simples, com uma natureza exuberante. Por conta dos ventos constantes que sobram na região, o local é bastante frequentado pelos praticantes de kitesurf e windsurfe. Os cenários são o charme da região e ajudam a preservar a tranquilidade do lugar.

Naturalmente bela, a Praia de Galinhos é simplesmente encantadora. Um lugar especialíssimo, rodeado por dunas, salinas naturais que formam verdadeiras pirâmides, rios e manguezais banhados por águas salgadas da região. Uma península de areia, com um farol que se destaca na paisagem, cercado por águas azuis no mar aberto e esverdeado no braço de mar. Entre o braço de mar e a praia, um povoado cujas ruas ainda são percorridas por charretes. Assim é Galinhos, um vilarejo de praia sem igual. Cenários que a transformam quase em uma ilha paradisíaca.

Para os visitantes que buscam paisagens intocadas e praias desertas e que adoram aventura e ecologia, terão nas suas férias, muitas opções de passeios neste destino. A cidade é bem pequena, de gente simples e feliz, onde o turista conseguirá vivenciar a essência da cultura nordestina. A calmaria da Praia de Galinhos atrai turistas do mundo inteiro, sendo conhecido internacionalmente como um paraíso quase intocável.

Na Praia de Galinhos de tudo um pouco, mais perfeito nos mínimos detalhes.

A Praia de Galinhos é bem estruturada de bares, restaurantes e quiosques para todos os gostos e preços. Boas opções de drinques e petiscos regionais.

Ao escolher este destino, o turista poderá aproveitar durante o dia a praia, desfrutando dos quiosques que ficam por toda a costa e a noite, curtir o estilo do sossegado vilarejo, com mesas distribuídas na orla para sentir a brisa do mar e resenhar sobre os passeios e as férias.

Destaque para o entardecer, onde se pode sentar e apreciar a vista deslumbrante do mar ou simplesmente assistir ao pôr do sol e suas cores no Nativu's Bar. Um espetáculo a parte para o visitante da Península.

Galinhos, um cantinho especial do Brasil. Em cada recanto uma surpresa. Um lugar para voltar muitas vezes.

Que visita a Praia de Galinhos encontrará uma atmosfera familiar nas pousadas surpreendentes com uma vista deslumbrante para o braço de mar com acomodações aconchegantes e confortáveis, ideais para relaxar durante os dias de férias no destino.

Onde se hospedar na Praia de Galinhos: Amagali Pousada, Chalé Oásis, Pousada Peixe Galo, Pousada Made in Aqui, Pousada Brésil Aventure ou casas de veraneio na vila.

O que Comer na Praia de Galinhos

Nos restaurantes das pousadas a cozinha regional é destaque no lugar, unindo ingredientes e pratos locais com receitas internacionais! O café da manhã é farto e saboroso: pão fresco, frutas, sucos, bolos, cuscuz a leite-creme, tapiocas recheadas e ovos mexidos.

No almoço e jantar, o cardápio é bastante diversificado e generoso, que vai das comidas típicas com destaque para o peixe ao molho de coco a pratos inspirados na cozinha portuguesa, com muito bacalhau e outros peixes tradicionais que são fartos na região. Pratos como: frutos do mar, moqueca, feijoada, churrasco, pizzas, massas, camarão, ostra, caranguejo, e claro, as iguarias da cozinha nordestina como queijo-coalho e a carne de sol são encontrados na culinária local.

Na vila quem busca um almoço tipo Buffet vai encontrar no Self-Service da Nanai, em Galos o mais concorrido Buffet é do Restaurante da Irene, se o visitante preferir almoçar num avarandado à beira do braço de mar, a dica é ir ao Rio Paisagem.

Dica Imperdível:

O Pôr do Sol no Farol de Galinhos

Considerado um dos marcos do vilarejo e o oitavo farol erguido no Rio Grande do Norte, sua construção é datada do ano de 1931. A torre de concreto armado devido a um problema em sua luminosidade que após sua construção ficou em parte, obstruída pela balaustrada da varanda, possui um aspecto bastante diferente e sui generis em relação a outros faróis existentes no Brasil.

Recomenda-se fazer uma visita ao local de charrete no final da tarde, para assistir um dos mais belos pôr do sol do nordeste brasileiro.

O passeio de barco ou de veículos 4 x 4 as Dunas do Capim é diferente de tudo, com direito a caminhadas e banhos de mar em um cenário paradisíaco, o visitante se depara com um paraíso quase intocável. Vale a pena fazer!

Se preferir o visitante pode fazer um passeio gastronômico inesquecível de canoas para desbravar às Gamboas (pequenos becos do mangue), onde ficam reunidas as populações de ostras e muita vida aquática, com direito a mesa flutuante e almoço preparado a bordo com sashimi e ceviche de tilápia e peixada, tudo fresquinho, sem falar do delicioso banquete de ostras que são pegas durante a viagem no viveiro natural, tornando o passeio ainda mais especial.

As Dunas de Galo, já foram cenários das etapas do Rali dos Sertões no RN. Neste local o visitante irá encontrar enormes distâncias de areias brancas vizinhas à Enseada do Capim. A elas só se pode chegar através de veículos 4X4 ou de barco.

Passeio de barco pelo Rio Pisa Sal a Ilha da Estiva. Um trajeto de 6 km pela incrível paisagem do manguezal que ocupa grande parte do litoral. Ele é uma espécie de berçário para caranguejos, cavalos marinhos, ostras e aves, como as fascinantes garças azuis e brancas em meio à vegetação típica do sertão.

O Rico Artesanato das labirinteiras da Praia de Galinhos

Chegando a Praia de Galinhos, o turista que gosta de levar uma lembrança dos lugares que visita, a dica da Marazul Receptivos é conhecer a Cooperativa das artesãs, onde são encontradas peças feitas com conchas e escamas de peixe. A renda labirinto é vista em colchas, caminhos de mesa e outras peças de decoração. As labirinteiras, como são conhecidas as artesãs, se reúnem em frente às suas residências para socializar e vender suas peças aos visitantes do lugar.

O que fazer em Galinhos:

A Marazul Receptivo indica ao visitante do destino: Passeios essenciais de barco, canoa, caiaque, charrete buggy.

 Na Praia de Galinhos os Esportes Náuticos são atração à parte

A Península de Galinhos é um lugar favorito para esportes aquáticos, onde o visitante encontrará no braço do mar localizado na orla da praia as condições ideais para desfrutar das ondas e praticar o Stand Up Paddle. Com ventos fortes, que chegam a uma velocidade de até 40 km/h, a praia é um destino bastante procurado por quem pratica windsurfe e o kitesurf, principalmente turistas europeus.

Ao visitar a Praia de Galinhos, permita-se desligar o celular e parar no tempo. Ótima para desfrutar em famílias dias de muito sossego em meio a cenários quase desertos, perfeitos para relaxar ou curtir um romance a dois! Velocidade, neste destino, só para quem está pilotando pranchas a vela. O único compromisso do dia é relaxar, curtir a natureza exuberante do lugar ou simplesmente contemplar o pôr do sol no farol. Um lugar encantador para voltar muitas vezes!

Visite a Praia de Galinhos no Rio Grande do Norte e se apaixone pelo lugar, afinal o lema deste paraíso é: Desacelerar a vida e ser feliz.