Um vídeo ousado e visionário, de um apaixonado por Natal, vem provocando enorme repercussão nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Com 4,11 minutos de duração e postado no Youtube, o vídeo “Natal 2030 – A cidade dos meus sonhos”, foi produzido pelo empresário e presidente do Sinduscon/RN, engenheiro civil, Silvio Bezerra.

Tendo como música de fundo a emblemática “Linda Baby”, hino não oficial de Natal, o vídeo elenca quinze idéias que, se implementadas, todas ou em parte, têm condições de modernizar urbanisticamente Natal, dotando-a de beleza e equipamentos que melhorarão a qualidade de vida e darão forte impulso ao turismo.

Praticamente todas as idéias contidas no vídeo não dependem de investimentos públicos diretos. Como por exemplo, o Teleférico do Morro do Careca ou o túnel ligando a avenida Bernardo Vieira à Via Costeira, passando por baixo do Parque das Dunas. Ambos se pagariam com a cobrança pelo acesso.

Entre as intervenções urbanísticas sonhadas pelo empresário constam também um Pier com bar e restaurante, museu oceanográfico e torre observatório e marina de barcos, entre as praias dos Artistas e Areia Preta; teleférico do Morro do Careca; corredor verde nas avenidas Prudente de Morais e Hermes da Fonseca (fios dos postes seriam enterrados); reurbanização da Ribeira; central park e parque aquático, na avenida Roberto Freire; verticalização da Redinha; novo hotel Reis Magos; linhas de VLT e terceira ponte sobre o rio Potengi.

Silvio conta que a idéia do vídeo surgiu espontaneamente. Mas também tem relação com a discussão sobre o Plano Diretor, que deverá ser modificado este ano, com um atraso de sete anos. “Andando pela cidade, eu passava em determinadas áreas e começava a sonhar, aqui daria um parque aquático, ali uma marina”, conta.

O empresário ressalta que serão agregadas ao vídeo “Natal 2030 – A cidade dos meus sonhos” outras intervenções urbanísticas feitas por pessoas que amam e se preocupam com a cidade. A idéia é transformar todas as contribuições em um projeto e entregar ao prefeito Álvaro Dias.

Ele está entusiasmado com a receptividade do vídeo. Com seu conhecido otimismo considera que chegou a hora de Natal dar uma virada em sua história. “Dizer não é muito fácil, encerra o assunto e pronto, eu quero que diga como pode fazer, não pode assim, mas pode desse jeito”, afirma.

Sonhar com uma Natal moderna não é novidade. Em março de 1909, portanto há 110 anos, outro visionário, o jornalista, escritor, jurista, pesquisador e depois intendente de Natal (prefeito), Manoel Dantas, proferiu a famosa palestra no salão nobre do Palácio do Governo, intitulada “Natal d’aqui a cincoenta anos”.

Influenciado pelos pensadores futuristas europeus, Manoel Dantas fez previsões fantásticas sobre Natal em 1959, inclusive trens transcontinentais, partindo do Morro de Mãe Luiza, denominado “perigo iminente”, telões projetando noticiário permanente em tempo real, prédios suntuosos, aviação comercial e clima de fervilhante metrópole.

Vídeo: 



Link Conteúdo:
https://www.blogdobg.com.br/video-projeta-uma-natal-dos-sonhos-para-2030-confira-imagens/?replytocom=399398#respond