Estátua de Santa Rita de Cássia tem quase o dobro do tamanho do Cristo Redentor. Foto: Google imagens
A estátua de Santa Rita de Cássia desbancou não só o Cristo como também outras estátuas famosas e não católicas, como a Estátua da Liberdade, em Nova York

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro,  pode até ser a imagem católica mais famosa do Brasil e, talvez, até do Mundo. Mas a maior estátua católica do planeta fica mesmo no Rio Grande do Norte. Desde 2010, quando foi inaugurada, a estátua de Santa Rita de Cássia desbancou não só o Cristo como também outras estátuas famosas e não católicas, como a Estátua da Liberdade, em Nova York, tornando-se também a maior estátua do continente americano.

A imagem de Santa Rita fica no município de Santa Cruz, a 115 km de Natal. Com 56 m de altura total, tem quase o dobro do tamanho do Cristo Redentor, que tem 38 metros (sendo 8 metros só de pedestal), e é 10 metros mais alta que a Estátua da Liberdade, que mede 46 metros. Porém, contando com o seu pedestal chega a 93 metros.
 

A Santa Rita levou 3 anos para ser construída e a obra custou mais de R$ 6 milhões. Desde o início, tinha pretensão de ser grande. A estátua em si tem 42 m, mas somando a altura do pedestal (14 m) e do resplendor (8m) chega aos 56 m.

Como chegar

A viagem entre Natal e Santa Rita leva em torno de 2h e o trajeto é praticamente todo pela BR 226.
 

O Complexo

O Complexo de Santa Rita de Cássia conta com capela, sala de promessas, sala do Santíssimo, praça do romeiro, auditório, restaurante, lanchonete, lojinhas, mirante, banheiros e estacionamento.
 

A Santa

Santa Rita de Cássia,  nascida Margherita Lott, foi uma monja Agostiniana da diocese de Espoleto, Itália. Segundo informações da Wikipedia, a santa foi  beatificada los 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica. É considerada a Santa das Causas Impossíveis. O dia da festa em homenagem a Santa Rita é 22 de maio.

Fonte: