Mar, sombra e água fresca. Um fim de semana na praia costuma estar ligado a momentos de descanso e diversão, mas eles também podem ser benéficos para a sua saúde. Estudos e pesquisadores apontam que o contato com o litoral pode ajudar a controlar o estresse e melhorar a saúde do seu cérebro.


Em artigo publicado na Inc., Anne Gherini, diretora de marketing da Affinity, empresa que atua no desenvolvimento de softwares para análise de dados, reuniu evidências científicas e estudos que mostram os efeitos positivos no cérebro, após o contato com a praia. Para ela, "há algo de tranquilizante nos sons das ondas, no cheiro da água e na sensação de areia morna sob os pés".

Ouça o barulho das ondas

O professor de saúde comportamental da Universidade do estado da Pensilvânia, Orfeu Buxton, diz que os sons repetitivos das ondas batendo na costa "são tranquilizantes". "É como se eles nos dissessem: 'Não se preocupe, não se preocupe, não se preocupe'". Outro ponto listado por pesquisadores é que o som das ondas pode ajudar a entrar em um estado de meditação, o que comprovadamente ajuda a fortalecer o cérebro. 

Olhe para o azul do oceano 

Estudos comprovam que diferentes cores produzem efeitos psicológicos, emocionais e físicos distintos. O azul, por exemplo, é frequentemente usado para transmitir calma. Segundo Anne, o The Global Healing Center, instituto de pesquisa sobre saúde, aconselha as pessoas a se cercarem de azul. O psiquiatra Richard Shuster concorda. "Olhar o oceano, na verdade, muda a frequência do nosso cérebro e nos coloca em estado de meditação", diz. 

Respire 

O simples fato de se aproximar da praia e respirar o ar misturado com o sal do mar pode ser benéfico. A estrutura de íons negativos do ar oceânico, segundo pesquisadores, ajuda a acalmar o cérebro. E eles também têm efeitos anti-depressivos. 

Sinta a areia sobre seus dedos 

Andar descalço estimula benefícios ao corpo e à mente. A razão para isso são as redes nervosas e os pontos usados na acupuntura. Da mesma forma que nosso pulmão absorve os íons do ar, nossos pés também o fazem através do contato com a terra. Um estudo no Journal of Alternative and Complementary Medicine explica os benefícios. Ao estar descalços, nos conectamos com a "carga de energia da Terra".

Fonte: