Conhecida como o Caribe do Nordeste, a praia é calma e a faixa de areia é extensa, o que da aquela sensação de praia deserta.

Barra do Cunhaú

A Barra de Cunhaú é o cartão postal mais famoso  do município de Canguaretama, no estado do Rio Grande do Norte. Faz jus à popularidade que possui, o local é lindo e tranquilo... E ostenta uma média anual de 25,6 ºC.

A praia da Barra fica a 10km do centro da cidade, e 75 quilômetros de Natal e, possui aproximadamente 30.000 habitantes; a economia da praia se dá, em sua maior parte, ao turismo e a pesca. Possui o 20º maior PIB do Estado, entre 167 municípios.

Por curiosidade... "Cunhaú" é um termo da língua tupi que significa "água de mulher".

A praia é calma e a faixa de areia é extensa, o que da aquela sensação de praia deserta, mas é só a sensação mesmo... O local é bastante visitado por pessoas que praticam esportes aquáticos, como o KiteSurf e WindSurf; já que venta muito por ali. Sem contar nos muitos turistas que passam por ali diariamente, já que a praia faz parte do roteiro de algumas agências de turismo do estado.

A equipe do Agenda Natal foi até a Barra com a Marazul Turismo. A agência oferece o passeio Barra do Cunhaú + Baía Formosa por R$80 por pessoa. Saímos cedinho, de microônibus, por volta de 7h30 da manhã e chegamos no início da noite, antes de 19h.

Chegando na praia, o guia de turismo nos leva para conhecer as “jacuzis naturais” que são buracos na praia, que cabem até 3 pessoas! No vídeo produzido pela Marazul você pode conferir mais como é esta experiência!

A parada do almoço é em um restaurante chamado Canoas Grill, com mesas cobertas e também na areia, você pode escolher onde quer fazer sua refeição... De qualquer forma, você terá a belíssima paisagem de Cunhaú pra admirar! O restaurante abre diariamente, das 8h às 16h. Então qualquer dia que você chegar lá, vai ter o pessoal pra atender... E vale dizer que o atendimento também é bacana! 

De aperitivo, pedimos caipiroska. O drink vem na taça, e com uma apresentação simples, porém bem convidativa, charmosa! Estava no ponto certo da mistura dos ingredientes! Nem doce, nem azeda, nem aguada... Estava realmente no capricho!

Para comer, nosso pedido foi a Peixada Cunhaú com camarão, o prato custa R$130 e serve 4 pessoas. Acompanha arroz, pirão de peixe, salada, feijão e farofa. Tudo fresquinho e delicioso! Eramos em 3 e não conseguimos parar de comer enquanto não acabava a comida! Depois foi só a “dor no buxo” ... Escolham sem medo qualquer refeição do Canoas! A comida tem aquele gosto caseiro, estava mesmo deliciosa! E os pratos que vimos que as outras mesas pediram também davam água na boca! 

Logo após o almoço a agência nos leva para Baía Formosa, em um pedaço da praia mais reservado. Chegando lá, há duas opções para quem acompanha a agência de turismo... o pessoal pode seguir para um passeio de buggy ou então ficar por ali mesmo!

Nós ficamos por ali fazendo a preguiça pós almoço e curtindo a praia. Mas quem quiser, também pode sair andando e fazer um passeio ali no centro de Baía e no mirante, que é muito lindo e infelizmente o passeio não passa por lá. 

Quando os buggys retornam para deixar o pessoal, o microônibus segue viagem de volta a Natal. Aquele momento que todos aproveitaram muito a praia, comeram,beberam e agora estarão cochilando... Só alegria!

Confere agora o vídeo da Marazul sobre o passeio:

 Fontes (sites): Wikipédia, IBGE, Prefeitura de Canguaretama

Todo o conteúdo publicado nesta seção, é de inteira responsabilidade do seu autor. A Agenda Natal não necessariamente concorda com as opiniões aqui expressas e não impede a liberdade de expressão de cada pessoa que colabora com o site.