A abertura oficial da 5ª Mostra de Cinema de Gostoso, realizado na noite de sexta-feira (23) atraiu um público de quase mil pessoas entre moradores locais, convidados e turistas. A estrutura foi montada nas areias da Praia do Maceió, no município de São Miguel do Gostoso, com uma tela de 12 m de comprimento por 6m de altura. A novidade este ano, além da tela maior, foram as 500 espreguiçadeiras no lugar das tradicionais cadeiras, que transformaram o local em um charmoso cinema ao ar livre, tendo a lua como coadjuvante.
Público se acomodou nas novas espreguiçadeiras para sessão ao ar livre da Mostra de Gostoso
Público se acomodou nas novas espreguiçadeiras para sessão ao ar livre da Mostra de Gostoso. Foto Ariclenes Silva
 
Entre as autoridades presentes, a governadora eleita Fátima Bezerra, a senadora eleita e deputada federal Zenaide Maia, o prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha , e o suplente da Senadora Fátima, Jean-Paul Prates. Os diretores da Mostra, Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, iniciaram a solenidade de abertura falando sobre a quinta edição, agradecendo o público e apresentando os integrantes do coletivo Nós do Audiovisual. O coletivo é fruto do trabalho desenvolvido pela Mostra de Gostoso, que há seis anos realiza oficinas para formar e estimular os jovens de Gostoso na produção audiovisual.
A governadora eleita Fátima Bezerra, a senadora eleita e deputada federal Zenaide Maia e Jaime Calado acompanharam a sessão de abertura
A governadora eleita Fátima Bezerra, a senadora eleita e deputada federal Zenaide Maia e Jaime 
Calado acompanharam a sessão de abertura
 
A noite de exibições começou com filmes da mostra competitiva, o curta “Derradeiro”, uma ficção de Renata Alves, do coletivo Nós do Audiovisual. Depois foi a vez da apresentação da animação “Guaxúma”, com direção de Nara Normande. O encerramento aconteceu com a exibição longa premiado “Socrates”, dirigido por Alex Moratto, que retrata os desafios vividos por milhares de jovens expostos a riscos no Brasil. O ator protagonista, Christian Malheiros, está em Gostoso e participou da abertura. O filme brasileiro concorre a três prêmios no Oscar do cinema independente.
Cadeiras deram lugar as espreguiçadeiras no cinema ao ar livre em São Miguel do Gostoso
A novidade este ano, além da tela maior, foram as 500 espreguiçadeiras no lugar das tradicionais cadeiras
 
A Mostra segue até terça-feira (23), com programação diária e dividida em quatro programações paralelas: Mostra Infantil, Mostra Competitiva, Mostra Panorama e Sessões Especiais. A 5ª edição é uma realização da Heco Produções e do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC). Apresentação: Ministério da Cultura. Patrocínio do Grupo Banco Mundial, Governo Cidadão, Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo (SETUR), BRDE, FSA e ANCINE. Apoio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso; SEBRAE RN, Serveng, Pousada dos Ponteiros, Inter TV Cabugi, On Projeções, Itograss, Elo Company e Místika.
Para a subsecretária estadual de Turismo, Solange Portela, que representou a Setur RN na ocasião, o evento não só agrega como turismo cultural e na atração de mais turistas à região, como também prima pelo lado social, com seminários e oficinas voltadas aos jovens nativos de São Miguel do Gostoso. “E realmente a comunidade é inserida em todos as fases do projeto, desde o ensino ao audiovisual, à prática e depois a exibição do filme”, conclui Portela. Além da subsecretária, Ana Rita Couto também participou da abertura como representante da Emprotur.